Pular para o conteúdo

Cirurgia da Coluna: Causas Comuns da Dor Lombar Pós-Operatória.


Tu vem agora, eu vou responder sobre coluna. Eu tenho até os vídeos mais vistos aqui sobre as principais complicações após artrodese coluna, mas eu recebi muitas perguntas nesse mesmo vídeo sobre as principais causas de dor no pós-operatório. Cirurgia de coluna é sempre uma cirurgia que você tem que conversar muito com o paciente desde antes de indicar. Ele precisa entender direitinho a indicação e o que você está fazendo. Eu costumo falar com todos os meus pacientes que artrodese de coluna é um procedimento que muitas vezes deixa o paciente insatisfeito, tanto antes da cirurgia como depois. Por isso, é importante conversar bastante com ele para que ele entenda o que está acontecendo, as possíveis intercorrências e complicações, inclusive os sintomas que ele pode ter depois. Às vezes, é algo esperado, como a dor no pós-operatório.
Para vocês terem uma ideia, os estudos que versam sobre esse tema, principalmente após artrodese da coluna lombar, falam que entre 15% e 40% dos pacientes têm dor no pós-operatório de artrodese e isso incomoda, referindo-se como até pior qualidade de vida. Muitas vezes, são pacientes que foram perfeitamente indicados para a cirurgia e tudo foi feito corretamente, mas começaram a apresentar essa sintomatologia.
Uma das coisas que pode acontecer é a fibrose. A fibrose é uma cicatriz perto do nervo e essa fibrose perto do nervo pode começar a dar dor e incômodo. Geralmente, o paciente fala que é um tipo de dor diferente do que ele sentia antes da cirurgia. Obviamente, a cirurgia mais comum para esses quadros é uma laminectomia. O paciente tem um canal estreito e a coluna está apertando, geralmente em pacientes com mais idade, sendo 70 anos a idade mais comum, e ele começou a ter dificuldade para andar, formigamento nas pernas. Indica-se esse procedimento e, ao descobrir a coluna dele, inicia-se o processo cirúrgico. Mas pode estar acontecendo essa fibrose.
Outra coisa que acontece bastante com esses pacientes, muitas vezes associado à anatomia – alguns precisam, não todos – inclusive, hoje em dia, já se acostuma com a minoria operar para artrodese, porque quando você muda a anatomia, o peso vai para outro local, além da sacroileíte, que é uma alteração na articulação da junção da coluna e pode começar a causar uma dor diferente do que ele sentia antes da cirurgia.
Junto com isso, o paciente pode ter algumas artroses na faceta, como se fosse entre uma vértebra e outra, causando também uma alteração na coluna lombar. Além disso, toda atenção com o paciente deve ser levada em consideração. A gente divide a especialidade para ajudar nossa vida, mas nosso corpo é todo conectado. Muitos desses pacientes têm um canal estreito e outras alterações de quadril. Muitas vezes, quando começa a melhorar essa parte da coluna, ele aumenta um pouco a mobilidade e começa a sentir essas outras dores que estavam ali, mas como ele se mobilizava muito pouco. Então é importante conversar bastante antes, entender o que pode acontecer, os incômodos que acontecem depois da cirurgia.
Eu costumo falar até com paciente que infelizmente não tem como tirar uma coluna e botar uma nova. Muitas das cirurgias bem indicadas e bem feitas têm esse incômodo pós-operatório, que é relativamente bem alto, na faixa de 15% a 40% dos pacientes. Pode acontecer esse quadro de dor por fibrose ou por todas as alterações que eu falei, então converse bastante antes e tire todas as dúvidas com quem fez o procedimento. Isso é a melhor conduta que você pode ter para esclarecer essas dúvidas.
Além disso, a reabilitação é muito importante. Muitos desses pacientes precisam de outras medicações para melhorar aquele tipo de incômodo ou em uma série de orientações. Obviamente, todo paciente pós-operatório de coluna vai ter acompanhamento também por fisioterapeuta para tentar melhorar isso. Então, espero ter ajudado vocês que é muita informação. Paciente de coluna acompanha muito esse blog e pergunta muita coisa. Tentei resumir um pouquinho as alterações que podem levar dor no pós-operatório e vocês entenderam por que isso acontece. Então, converse bastante com seu médico, antes e depois da indicação da cirurgia, para entender melhor todas as intercorrências que podem ocorrer.
Fonte: Principais causas de dor lombar após cirurgia da coluna por Julio Pereira – Neurocirurgião

Marcações: