Pular para o conteúdo

Chá de Romã: Benefícios, Como Fazer e se Emagrece

Olá, tudo bem? Nesse vídeo de hoje vou falar um pouquinho sobre o chá de romã: para que serve, como se faz, como se toma e quais são os principais benefícios. Fica comigo até o final que eu explico tudo para você.

Antes de mais nada, se você é novo por aqui aproveite e se inscreva no canal, ative o sininho para receber notificações de que tem vídeo novo todo dia. Você não vai querer perder!

A romã é uma fruta que está muito associada ao fim de hora, àquela simpatia. E isso para mim é dinheiro, mas também é muito relacionada a problemas de garganta. Já é muito da crença popular, e não que seja uma crendice, mas já está muito difundido popularmente que quem tem problema de garganta pode fazer gargarejo com aquela pintura da romã para ter os resultados de atrofiar as amígdalas e melhorar a dor de garganta. Só que eu não vou falar sobre o extrato de romã, vou falar sobre o chá de romã.

O chá de romã é feito a partir da semente da romã que você pode bater ou amassar num pilão para fazer o chá a partir dele. E vou falar um pouquinho agora sobre os principais benefícios.

  • A romã é super rica em antioxidantes, flavonoides e os antioxidantes, como já falei em outros vídeos, estão super relacionados com o combate aos radicais livres que são produzidos no organismo. O excesso de radical livre causa dois principais problemas: o primeiro, justamente o crescimento de mais doenças degenerativas; o segundo, o envelhecimento precoce. Então, usar o chá de romã como antioxidante vai te ajudar a combater o envelhecimento precoce e o aparecimento de novas doenças e dar uma melhoria no sistema imunológico como um todo.
  • Os antioxidantes presentes no chá de romã também ajudam a diminuir o colesterol ruim, o que ajuda a proteger o coração e o sistema cardiovascular como um todo. Por isso, se você busca chá como alimento para melhorar o sistema cardiovascular, o chá de romã também pode ajudar.
  • Outro grande benefício do chá de romã está relacionado com a questão do câncer. Sempre tenha muito cuidado falando sobre isso porque eu não quero de forma alguma que você pare ou diminua um tratamento com o seu médico, com seu oncologista ou que você pare de tomar medicação prescrita para tomar chá, seja o chá de romã ou o que quer que seja. Mas, como já falei em alguns vídeos, chás e alguns alimentos, como açaí mesmo, têm o poder benéfico de melhorar o sistema imunológico e têm uma grande quantidade de antioxidantes. Podem sim, em conjunto com o tratamento, ajudar a apoiar um sistema imunológico mais forte para combater o câncer e evitar que ele prolifere e saia do controle. E o chá de romã está relacionado com isso também pela questão dos flavonoides presentes.
  • O chá de romã também é um potente anti-inflamatório. Ele é muito relacionado com o consumo dele para diminuir a dor da gota, das articulações, para dor de cabeça frequente e também para dor de garganta. Se você fizer um gargarejo com chá de romã frio, nada de chá quente, garanto que vai queimar sua garganta, ele ajuda a diminuir a inflamação e pode dar um alívio se você não tiver algum tipo de infecção bacteriana porque ele não tem como tratar a infecção. Procure um remédio para tomar caso precise, mas se for algum mal-estar de garganta, alguma irritação, ele pode ajudar sim.
  • Além disso, o chá de romã tem um papel bem interessante na saúde da pele como um todo. Ele é super rico em antioxidantes e ajuda a melhorar o aspecto da pele, deixá-la mais lisinha, mais hidratada, com menos rugas e manchas. Se você está buscando para a questão da beleza, consumir chá de romã também vai ajudar nesse sentido.

Então, como é que você vai fazer na sua casa o chá de romã? Primeiro, você vai abrir a romã. Se você bater ela antes com um garfo e uma faca e a mantiver fechada, ajuda a soltar o caroço quando você for cortar de fato. Então, antes de cortar e agarrar, bata com a parte de trás de uma colher, batendo muitas vezes, que vai soltar. Depois, você corta, pega a semente da romã, bota num potinho (eu acho que o processador fica mais fácil porque às vezes entra ar por baixo, a hélice fica difícil, você pegar o que foi batido e um tamanho muito grande). Uma quantidade pequena, você pode bater no processador, triturar bem e guardar. Não precisa ter açúcar ou adoçante, pode ser puro mesmo e guardar num pote fechado com tampa, num lugar seco e fresco.

Quando você for fazer o seu chá, pegue uma colher de chá dessa mistura do quebradinho, na verdade não surge nada, só picadinha, bota numa xícara. Depois, bota água fervente, uma xícara de chá de água fervente, desliga o fogo e joga a água super quente ali e tampa. Espera uns 15 minutos, e pode tomar umas duas vezes por dia.

Importante falar que mulheres grávidas e amamentando não devem consumir o chá de romã porque ainda não se sabe muito bem da segurança. Pode causar algum efeito colateral na gestação ou através do leite. Se você tomar em excesso, como tudo nessa vida, pode fazer mal. Então, não passe de duas xícaras por dia e não exagere ano após ano.

Lembre-se, tem outras chaves interessantes para outras todas as questões no organismo. Então, intercale com chá de hibisco, com chá verde, chá de gengibre, um chá de amora. Para você ter sempre vários benefícios interessantes, sem sobrecarregar o seu organismo.

E você, já tomou chá de romã? Tomou durante uma época, teve um resultado legal? Compartilha com a gente, ou uma receita diferente. Aproveita e fala pra mim aqui embaixo, nos comentários. E nem todos os comentários, mas a grande maioria, eu vou responder. É bem legal eu sou comentário que também aproveita e curte o vídeo. Agora, se você por acaso não estava inscrito, se inscreve no canal e não esquece de ativar o sininho porque aí você vai ser notificado. Aqui tem vídeo novo todo dia sobre os benefícios de alimentos, chás, sucos e vai durar até a próxima, campeão.

Fonte: Benefícios do Chá de Romã – Para Que Serve e Como Fazer [EMAGRECE?] por Nutricionista Patricia Leite