Pular para o conteúdo

Causas Neurológicas da Impotência Sexual

Olá, você quer saber mais sobre causas neurológicas para disfunção erétil ou impotência sexual? Fique até o final desse vídeo que vou falar mais sobre esse tema hoje.

Olá, meu nome é doutor William Rezende do Carmo, sou médico neurologista, fundador da Clínica Regenerate. No meu canal, falo sobre dor, sono, Parkinson, emoções, Neurologia geral e toda semana temos o NeuroNews, onde trazemos as últimas novidades do mundo da Neurologia para você. Se você não quiser ficar de fora e não perder nenhuma novidade, inscreva-se no canal e clique no sininho para receber as notificações de todos os vídeos.

Impotência sexual ou disfunção erétil é um problema comum e é uma realidade que afeta milhares de pessoas e vai ter cada vez mais, pois esse problema aumenta com a idade e a população como um todo está ficando cada vez mais idosa. Se não abordado de maneira clara, é comum muitas pessoas estarem vivendo muitas frustrações no seu dia a dia sem ter uma solução clara e concreta sobre o problema. A disfunção erétil é um problema urológico de abordagem multidisciplinar, pois a origem do problema tem certeza relação com um dos três elementos: a parte hormonal, a parte neurológica ou a parte vascular. Em qualquer um desses, reside a causa do problema da função erétil de algum homem. Vamos falar sobre todos eles.

Antes de tudo, o primeiro e maior problema e o mais comum é a depressão, a ansiedade, o estresse e o preconceito. São milhares de homens que estão com sobrecarga de stress, estão com privação de sono ou com problemas grandes no seu dia a dia e que não abordam esse assunto. Eles ficam agressivos quando a esposa ou companheira tenta conversar sobre o problema. Isso não quer dizer que seja uma falha da pessoa. Às vezes, é mais um sintoma de outra doença que a pessoa não está abordando de frente.

O primeiro ponto que vamos abordar é a parte endócrina, a parte hormonal. O principal grande carro-chefe é a diabetes. A diabetes causa disfunção erétil por vários tipos de causas. Pode ser tanto a disfunção dos vasos que levam sangue para o pênis, que ficam com uma obstrução e não passam o sangue corretamente, como também pode causar dano neurológico. Além disso, a questão da testosterona também está relacionada com a dificuldade de ereção. A testosterona normalmente está mais relacionada com a questão da libido e a baixa da testosterona leva a uma baixa de libido, mais do que a disfunção erétil propriamente dita. Outras causas hormonais, como questões de tireoide e outros hormônios também influenciam na função erétil.

Do ponto de vista neurológico, que é o segundo grande tema que vamos abordar, várias outras doenças neurológicas podem causar disfunção erétil, como o Alzheimer, Parkinson, tumores cerebrais, esclerose múltipla, AVC, epilepsia, apneia do sono, que causam disfunção do sistema nervoso autônomo e danos neurológicos do sistema periférico. Isso pode ser causado por cirurgia de próstata, por exemplo, em que a pessoa retira a próstata e lesa os neurônios ou por acidentes com ciclismo feito de forma inadequada. Alguma doença sistêmica que afeta a inervação, como diabetes e várias outras causas de poli-neuropatia.

E quanto aos medicamentos? Os medicamentos também podem influenciar na parte vascular, hormonal ou neurológica, levando à disfunção. Alfa-bloqueadores usados para próstata, medicamentos com beta-bloqueadores usados para pressão e para outros motivos, como arritmia cardíaca, medicamentos anestésicos, analgésicos como opioides, codeína, Tramal e morfina, quimioterápicos e vários outros tipos de medicamentos podem afetar a parte neurológica, vascular ou hormonal e levar à causa de insuficiência de ereção ou impotência sexual.

Causas cardíacas, como elemento de disfunção erétil à falência cardíaca ou sistema cardíaco, também pode levar a dificuldades em enviar sangue para o pênis e também é uma causa de disfunção erétil de origem vascular. Esse caso pode estar relacionado a um coração que está fraco e que está custando em enviar sangue para o corpo inteiro, incluindo o pênis. Também pode ser devido a aterosclerose ou entupimento da artéria peniana. Ao depositar gordura na parede dos vasos da carótida ou de outros vasos, a pessoa pode ter problemas de passagem de sangue por conta de problemas de entupimento da artéria.

Resumindo:

  1. O aspecto emocional afeta tanto a parte neurológica quanto hormonal
  2. O estresse prolongado, a depressão e a ansiedade podem afetar tanto a libido quanto a ereção
  3. Problemas de ordem hormonal como diabetes, tireoide e outros hormônios
  4. Doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson, tumores, esclerose múltipla, AVC, epilepsia, apneia do sono, entre outras
  5. Medicamentos como alfa-bloqueadores, beta-bloqueadores, analgésicos, quimioterápicos e outros
  6. Causas cardíacas como falência cardíaca, aterosclerose, entupimento da artéria peniana e outras

Esse tema deve ser abordado de maneira clara, séria e sem subterfúgios para que todo mundo possa ter uma vida sexual plena, saudável e satisfatória.

Ei, você aí que possa conhecer alguém ou queira simplesmente compartilhar o vídeo, mande o vídeo para alguma pessoa. Pode estar ajudando alguém que você nem imagina que tenha algum problema que pessoalmente não comenta tanto. Veja no lado o vídeo relacionado ao tema que preparamos para você. Dê aquele like, inscreva-se no canal, compartilhe, pois compartilhar conhecimento é sempre a melhor opção para todos. Abraços até.

Fonte: Impotência Sexual – Causas Neurológicas Para Disfunção Erétil – Neurologista por Regenerati – Dr. Willian Rezende