Pular para o conteúdo

Causas e cura da cinomose em cachorro


Olá, pessoal! Tudo bem?
Sejam muito bem-vindos ao nosso canal, Dicas do Veterinário. Hoje é sexta-feira e, como sempre, você irá assistir o segundo capítulo da nossa série falando sobre cinomose. Então, esse vídeo é a continuação do primeiro vídeo. Caso você não tenha assistido, vou deixar um card aqui ou em algum lugar. Mas assista o primeiro vídeo antes de ver esse para que você entenda e compreenda bem esse segundo vídeo.
Cada capítulo terá duração média de 10 minutos e eu peço a você que, se você gosta do nosso canal e do nosso trabalho, desse joinha e se inscreva no nosso canal. E não se esqueça de colocar de que cidade você está falando para a gente. Aproveite o nosso vídeo e não perca toda sexta-feira, meio-dia e meio, o próximo capítulo da nossa série sobre doenças virais.
Em nosso primeiro vídeo, falamos sobre a cinomose e, agora, vamos falar sobre como essa doença pode ser transmitida de um cão para outro e como identificar seus sintomas.
Um dos principais pontos a serem abordados é sobre a forma como essa doença é transmitida. Ela pode ser transmitida por contato direto com as secreções de um cão infectado pelo vírus. Então, se você entrar em contato com um animal de rua que tenha o vírus, pode levar esse vírus para dentro de casa sem saber. Isso é ainda mais comum em animais que estão expostos a ambientes externos e não manifestam sintomas, como cães de rua.
Isso pode acontecer ao resgatar um animal sem fazer exames ou adotar um animal de rua sem antes fazer um tratamento e colocar em risco outros animais que você tem em casa.
É muito comum ver pessoas adotando animais sem fazer nenhum tipo de exame ou tratamento e acabam levando para casa o vírus da cinomose sem sequer perceber.
A cinomose é uma doença que afeta especialmente o sistema respiratório do cão. Ela pode afetar animais de várias idades, desde filhotes com até quatro ou cinco meses de vida até animais idosos com mais de nove anos. Muitas pessoas acham que apenas os filhotes podem desenvolver a doença, mas isso é um grande erro.
Os sintomas clássicos da cinomose são:
– Remela nos olhos: os cães apresentam uma secreção ocular amarela e mais pastosa do que a remela comum;
– Secreção nasal: o cão apresenta secreção nasal esverdeada ou amarelada e mais pastosa do que a secreção ocular;
– Dificuldade respiratória: o cão pode ter dificuldade para respirar, respiração ofegante e apresentar um certo chiado, como um ronco;
– Febre ou broncopneumonia: o cão pode apresentar febre ou evoluir para uma broncopneumonia por conta da inflamação pulmonar e dificuldade respiratória;
– Perda de apetite: o cão não tem paladar e pode perder o apetite.
Então, se você perceber que seu cão está apresentando esses sintomas, é muito importante levá-lo imediatamente ao veterinário para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível.
No próximo vídeo, vamos falar sobre como proteger seu cão da cinomose e como é o tratamento da doença.
Espero que tenham gostado do vídeo e, se tiverem alguma dúvida ou experiência para compartilhar, deixe nos comentários abaixo. E não se esqueça de se inscrever, ativar as notificações e deixar seu joinha.
Até a próxima!
Fonte: CAUSAS da CINOMOSE EM CACHORRO – A Cura – Episodio 2 por Dica do Veterinário