Pular para o conteúdo

Catarata: Colírio é eficaz no tratamento? Mito ou Verdade?


Recebi o diagnóstico de catarata e agora…será que existe algum colírio que possa retardar o desenvolvimento da catarata ou até mesmo curá-la? No vídeo de hoje, eu vou te explicar.

Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Cláudio Del Claro, oftalmologista, e criei esse canal especialmente para você que está preocupado com a sua visão, para você que recebeu o diagnóstico de um problema ocular e está aqui na internet procurando alternativas de tratamento. E eu quero te dizer que você está no lugar correto. Aqui, você terá as melhores informações.
Nós estamos no século 21, no auge do avanço das tecnologias dentro da Medicina, porém, não existe um colírio para tratar da catarata. Mas o que é a catarata? A catarata nada mais é do que o embaçamento da lente do olho. Nós temos aqui a córnea, esse tecido transparente na frente do olho, e depois, a íris, a parte colorida do olho. Logo atrás da íris, nós temos uma lente que é o cristalino, que é uma lente transparente. E com o passar da idade, geralmente após os 55-60 anos, as pessoas começam a ter uma turvação do cristalino. Então, a lente do olho vai ficando como se fosse um vidro embaçado, impedindo a entrada da luz e impactando na visão.
Se você vai deixando, vai ocorrendo cada vez mais esse embaçamento, até que por fim, a catarata fica totalmente branca, leitosa ou escurecida, impedindo totalmente a entrada da luz, e você perde a sua visão. A catarata é responsável pela cegueira de mais de 20 milhões de pessoas no mundo. Mas essa causa não é definitiva, ela é reversível através da cirurgia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 51% dos cegos no mundo têm catarata.
Então, o tratamento da catarata é a remoção da catarata por uma lente artificial. E você pode se perguntar: “Existem colírios que possam retardar o surgimento da catarata?”. Infelizmente, não existe um colírio que possa retardar o surgimento da catarata ou o real crescimento da catarata que vai impactar na sua visão. Porque às vezes, a pessoa já tem catarata, mas ela não sente ainda muitos efeitos na sua visão.
E também não há nada comprovado cientificamente que possa segurar o desenvolvimento da catarata, nem o colírio, nem outras coisas como Yoga para os olhos ou exercícios para os olhos.
Também recebi a pergunta: “Será que alguns hábitos de vida podem fazer com que a catarata não se desenvolva?”. Como faz parte do envelhecimento, ela tem a ver com a oxidação das células. Então, uma vez que você já está com a catarata, também não há um estudo que diga: “Você está com catarata, então faça isso e aquilo para que a catarata cresça mais devagar”. Mas, ter bons hábitos de vida, não fumar, cuidar e prevenir a exposição solar dos seus olhos, ter uma alimentação rica em antioxidantes podem fazer com que você tenha catarata mais tarde na sua vida.
Mas se você está aqui procurando um vídeo para saber se tem algo a ser feito, exceto a cirurgia, com certeza você é daquela fração de pacientes que tem um certo receio com cirurgia ocular. Mas eu quero te dizer que mudou muito a cirurgia de catarata desde quando eu me formei. Hoje em dia, a técnica é mais menos invasiva, com rápida recuperação da visão, sem desconforto, sem incômodo. Ela oferece para você a possibilidade de você ficar independente dos óculos através do implante das lentes intraoculares ou de outras formas que podemos fazer.
Então, se você ainda ficou com mais alguma dúvida, por favor, deixe aqui nos comentários, que eu adoro interagir com você e compartilhe esse vídeo com seus amigos que possam ter a mesma dúvida que você.
Fonte: Colírio para o Tratamento da Catarata! Mito ou Verdade? por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista