Pular para o conteúdo

Caroço no Testículo: Sinais de Câncer e Alertas para Investigar

Em que situações você deve se preocupar com o nódulo que surgiu e que você está palpando no seu testículo

Oi gente, me chamo Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina, e nesse vídeo vamos comentar a respeito de quando e em quais situações você deve ficar preocupado com o nódulo que você percebeu recentemente no seu testículo.

Ao notar um nódulo no testículo, muitos pacientes ficam preocupados, pois ouvem falar que pode ser um câncer. Felizmente, essa não costuma ser a ocorrência mais comum dos caroços que aparecem no testículo. Algumas características deste caroço podem ajudar a fazer uma diferenciação, mas, de qualquer forma, é importante procurar um urologista em casos de dúvida.

Como identificar um nódulo no testículo

A primeira dica é ter certeza de que o caroço realmente está no testículo. Alguns pacientes podem sentir um caroço na região inguinal, na pele, ou no cordão espermático. Para confirmar se o nódulo está realmente no testículo, é recomendado fazer a seguinte manobra:

  • Com uma mão, segure o testículo que está com o problema.
  • Com a outra mão, segure o nódulo e movimente o testículo.
  • Se o caroço acompanha todos os movimentos do testículo, provavelmente está no testículo.

Outras características que ajudam na diferenciação

Os nódulos que são cânceres costumam ter a consistência pétrea, ou seja, são nódulos extremamente endurecidos e não conseguem ter uma distensibilidade, são de uma consistência muito alta, parecidos com pedra mesmo. Outra característica importante é que esses nódulos são geralmente indolores. Se a bolsa escrotal avermelhar, isso geralmente é um sinal de que possa ser um processo de uma bactéria que se instalou no testículo.

Por isso, é extremamente importante verificar todas essas características antes de entrar em pânico e pensar que o problema seja um tipo de câncer. Na dúvida, procure um urologista de confiança, pois somente através de exames complementares é possível fazer uma diferenciação precisa.

O exame complementar mais utilizado é o ecodoppler, que avalia a vascularização do caroço. Se o caroço tiver uma vascularização aumentada, isso pode ser uma característica de um tumor acontecendo no testículo.

Espero que essas informações tenham sido úteis para vocês. Lembre-se de se cuidar e procurar o médico em caso de dúvida. Não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos!

Fonte: Que características de um CAROÇO NO TESTÍCULO faz pensar na possibilidade de ser um câncer? por Toque de Urologista