Pular para o conteúdo

Cárie de Mamadeira: como prevenir a destruição dos dentes em crianças


Sabe aquele jeitinho? Seu bebê pode estar em perigo e o pior, o culpado pode ser você! Estou falando da cárie de mamadeira. A cárie de mamadeira é uma doença que afeta os bebês. Elas são agudas, agressivas e evoluem rápido, causando destruição e dor nos dentes do seu bebê. Isso acontece devido à má higienização dos dentes do bebê por parte dos pais. O único elemento que não causa cárie é a água, até mesmo o leite materno pode causar cárie caso não seja feita uma higiene adequada na boca do bebê.
Os restos de comida que não são removidos adequadamente são metabolizados, removendo cálcio dos dentes, levando a uma desmineralização do esmalte e um buraco aparece. Inicialmente, essa descalcificação apresenta-se com uma faixa branca perto da gengiva e pode evoluir a buracos marrons e negrecidos, deixando o dente frágil e sensível. Desta forma, os bebês podem sentir dor e ter seus dentes quebrados a qualquer momento.
Mas como essa doença se desenvolve? É uma doença composta por um conjunto de bactérias que vivem na boca. Elas se alimentam dos elementos que ficam parados na boca durante o sono, por conta da ingestão de líquidos açucarados durante a noite, quando a criança dorme. A saliva diminui e, antes de dormir, um pouco de leite ficará parado na superfície dos dentes. Caso não seja realizada a higiene da boca do bebê, isso levará a um quadro muito favorável para o desenvolvimento das cáries.
Para evitar que isso aconteça, siga bem uma maneira que seu bebê evite que a criança beba ou se alimente durante o sono de a última mamadeira meia hora antes da criança dormir. Logo em seguida, faça a higienização bucal. Não coloque mel ou açúcar nas papinhas. Quanto menor a quantidade de açúcar, menores são as possibilidades desse problema se desenvolver.
O tratamento, primeiramente, consiste em remover os processos infecciosos. Depois, os pais serão incentivados e orientados a mudarem os hábitos alimentares dos seus bebês, assim como também a melhorar a sua higiene oral. Para que dessa forma, as cáries parem de destruir os dentes do bebê. Aplicações de flúor local nos dentes do bebê e sem que ele engloba o produto poderão ajudar no controle da doença. Mas caso as cáries sejam extensas e as aplicações de flúor não sejam suficientes, restaurações com resina composta ou outros materiais poderão ser indicados.
Você pode encontrar um consultório pertinho de você clicando aqui em nosso site ou aqui embaixo na descrição do vídeo. Não se esqueça de deixar seu joinha e compartilhar esse vídeo. Inscreva-se em nosso canal para mais informações importantes para você e para o seu bebê.
Fonte: Dor de Dente em Crianças – Destruição dos Dentes pela Cárie de Mamadeira por Ligado no Dentista