Pular para o conteúdo

Carcinoma Hepatocelular – Causas, Sintomas e Tratamentos para o Câncer Primário de Fígado.


Olá, meu nome é Aline Chagas. Sou médica hepatologista do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Hoje vamos falar de um tema de grande relevância, porém desconhecido da maioria da população: o Carcinoma Hepatocelular (CHC).
O CHC é um tumor maligno primário de fígado que acontece principalmente em pacientes com cirrose. Hoje, corresponde ao quinto tipo de câncer mais comum e é a terceira causa de morte por câncer no mundo, levando a mais de 700 mil mortes por ano.
Quais são os sintomas relacionados com esse tipo de câncer? O CHC é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas nas suas fases mais precoces. Em geral, quando esses sintomas surgem, ele já está no estágio mais avançado e podem ser dor abdominal, perda de peso, falta de apetite ou sintomas relacionados à insuficiência hepática, com icterícia e barriga d’água.
A grande maioria dos casos de carcinoma hepatocelular acontece em pacientes com doenças hepáticas crônicas ou cirrose, sendo elas relacionadas à hepatite B, C, álcool ou a doença gordurosa do fígado. Em geral, para fazer a detecção precoce desse tumor, é fundamental a realização de um exame de abdome a cada seis meses, que pode ser associado a um exame laboratorial que avalia a oferta proteína, o marcador alfafetoproteína. O exame de eleição para confirmação do diagnóstico é a ultrassonografia de abdome, porém, é necessária a realização de tomografia de abdômen ou ressonância magnética.
Existem vários tratamentos disponíveis para o CHC e alguns deles podem ser curativos, se o tumor for detectado numa fase precoce da doença. O tratamento envolve diversas especialidades, como cirurgiões, radiologistas intervencionistas, hepatologistas, oncologistas. Nas fases mais precoces da doença, pode ser utilizado como tratamento curativo a cirurgia para retirada do tumor ou transplante de fígado. Também podem ser usados métodos que levam à destruição local do tumor, como ablação por radiofrequência ou quimioembolização. Já nos estágios mais avançados da doença, geralmente o tratamento é a quimioterapia oral.
Procure seu médico para saber se você deve realizar esse exame de abdome ou a avaliação do marcador alfafetoproteína, caso você tenha alguma doença hepática. E no caso do diagnóstico de Carcinoma Hepatocelular, o melhor tratamento que deve ser feito no seu caso.
Obrigado.
Fonte: Câncer Primário de Fígado (Carcinoma Hepatocelular) por Tudo sobre Fígado