Pular para o conteúdo

Características e cuidados do POODLE ou Caniche

Tudo sobre o Poodle

Bem-vindo a mais um vídeo do TRTAnimal. Hoje nós vamos falar tudo o que você quer saber sobre o Poodle. Embora se acredite que o Poodle seja de origem francesa, há controvérsias quanto à sua origem. Acredita-se que seu ancestral que têm mais influência sobre o atual Poodle é o Caniçal Bar B, que foi muito popular na Europa e principalmente na Alemanha do século 16. O Poodle e seu ancestral eram conhecidos como cães d’água e eram muito eficientes em virar na água para pegar animais que foram caçados.

Acredita-se que o nome Poodle venha da palavra em alemão “pudell”. Já na França, seu nome faz referência à sua habilidade em correr e pegar os patos ou aves aquáticas.

De acordo com o padrão da FC, eles têm quatro tamanhos: o Toy, que é de 28 centímetros até a cernelha; o Mini, que chega até as 35 centímetros; o Médio, com 45 centímetros e o Grande, que pode chegar a 60 centímetros. Ele é um cachorro proporcional, um pouco mais comprido do que alto, com o pescoço alto e as orelhas grandes e o pelo encaracolado ou crespo é uma das características mais marcantes. Eles podem ser de várias cores: preto, branco, marrom, cinza, dourado avermelhado ou dourado acastanhado.

O Poodle está entre os cinco cachorros mais inteligentes do mundo! Eles aprendem com muita facilidade, adoram correr, nadar e pegar as coisas. As variedades maiores podem ser um pouco mais tranquilas do que os pequenos. Eles são cachorros fiéis, muito dóceis com crianças, adultos e outros animais.

Eles precisam de um tutor ativo e que goste de ensinar ao cachorro todos os tipos de ordens e truques. São ideais para famílias e pessoas que têm um cachorro pela primeira vez. O pelo dos Poodles tem uma tendência a se enroscar, é por isso que nós recomendamos escovar de duas a três vezes por semana.

Também é muito importante saber se você deseja manter o corte do pelo. Para isso, é preciso levá-lo ao pet shop a cada mês ou mês e meio, que é a mesma frequência do banho. Os Poodles podem precisar de muita companhia. Eles não são um cachorro para viver isolados ou podem desenvolver ansiedade por separação.

Eles se adaptam bem a vida em apartamento, mas precisam sair para passear pelo menos duas vezes por dia. Eles também precisam de exercício físico diariamente. As suas necessidades não são tão altas como os cães pastores, mesmo assim, eles precisam de pelo menos duas vezes moderado. Além dos passeios diários, jogos de procura e de inteligência são ótimos para canalizar a energia dele.

Para ter um cachorro adulto sociável e comportado é importante socializá-lo desde filhote. Para isso, nós vamos usar sempre o reforço positivo e evitar os castigos. Vamos ensinar as ordens básicas como “sentar”, “ficar quieto” e “vir aqui”. Você vai ver que ele aprende rápido e que é um cachorro fácil de adestrar e muito inteligente.

É por isso mesmo que é importante ensiná-lo a praticar todos os tipos de atividades para estimular a mente e evitar as frustrações. Mesmo que cães tenham a tendência a serem saudáveis, existem algumas doenças que são mais frequentes para essa raça, como Adenite Sebácea, Torção Gástrica, Doença de Addison, Catarata, Displasia de Quadril e Epilepsia. Se seguirmos o calendário de vacinação e oferecermos bons cuidados, o Poodle deverá desfrutar de um bom estado de saúde.

Também é importante estar com o veterinário a cada seis meses para identificar rapidamente qualquer doença possível. Vale lembrar que as medicações para a situação são um procedimento básico externamente a cada mês e internamente a cada três meses. Assim ele fica livre de todos os tipos de parasitas.

Se você seguir essas dicas, é bem possível que o seu Poodle viva saudável por muito tempo. O vídeo fica por aqui. Não se esqueça de curtir e comentar e até a próxima, amantes de pets!

Fonte: POODLE (ou Caniche) – Características e cuidados por PeritoAnimal