Pular para o conteúdo

CAPS 2: Acolhimento e Apoio para Pessoas com Transtornos Mentais

A Realidade Manicomial que começou no Brasil no final do século 19 ainda persegue todas as pessoas com transtornos mentais. Apesar da reforma psiquiátrica, os pacientes ainda são vistos com preconceito por boa parte da sociedade. Enfim, mundo que a gente vive tem muito preconceito, muito tabu em relação aos transtornos mentais.

A gente encontra muitas pessoas com dificuldade e uma certa resistência em falar sou esse assunto. Entendeu? O Rei se o dia mundial da saúde mental a gente vem com um meio de falar um pouco e tirar todas as dúvidas das pessoas. Entendeu? Porque hoje há um tratamento para isso. Entendeu? A pessoa pode se recuperar e pode viver no meio de todo mundo com o tratamento. Entendeu? No meio social.

Aqui em Picos um dos locais de referência no tratamento de doenças mentais é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 2 que vem buscando quebrar antigos tabus através da reinserção das pessoas com transtornos mentais na sociedade. Porque a gente vai ver esse indivíduo como um todo. Vão ver porque eles têm. Eles estão ser humano como qualquer outra pessoa.

Então a gente tem um significado e este é: existem muitas habilidades que muita gente não acredita neles e eles podem sim é ter um trabalho fora daqui. Tem um nazi está no meio de qualquer outra pessoa com o tratamento com a medicação correto eles podem sim ser inserido na sociedade.

O CAPS 2 conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais atuando em 11 áreas de saúde: psiquiatras, artesãos…

O objetivo destas pessoas é tornar a vida dos internos melhor. A gente é com tem como pressuposto a questão de trabalha com eles esse transtorno mental e que pega de probabilidade de 30 a 50 por cento do sobral ce deles podem desenvolver esse transtorno e trabalhar simultaneamente para que ele tem um ser reinseridos no meio social e família.

Hoje a procura por atendimento no CAPS é feita de forma espontânea ou através de encaminhamentos pelas unidades básicas de saúde. Basta reconhecer que esse conjunto com o transtorno mental e procure a nossa rede aqui de atendimento. Mas depois da avaliação com a equipe e principalmente com atendimento psiquiatra é que a gente faz a avaliação se ele é ou não do nosso público alvo. No caso é apenas para pessoas com transtornos mentais persistentes.

Fonte
O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL por Odorico Carvalho