Pular para o conteúdo

Câncer peniano: Higiene precária pode ser a causa principal


O câncer de pênis é um tumor raro que normalmente atinge homens com idade acima dos 50 anos, mas os mais jovens não estão imunes da doença. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem um homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, é um problema que afeta indivíduos de baixo nível socioeconômico e com baixa escolaridade, às vezes em situação de vulnerabilidade.
Aqui no Amazonas, o Centro de Oncologia estima, por ano, uma média de 15 casos confirmados, a maioria entre 21 e 55 anos, e uma das principais causas é a má higiene do órgão. Às vezes, um excesso de prepúcio, aquela pele que recobre a glande, faz com que o indivíduo não consiga exteriorizar para fazer uma limpeza, acumulando secreção e gerando um processo inflamatório crônico. Isso aumenta a chance de o indivíduo desenvolver uma ferida, uma úlcera ou uma verruga que não cicatriza, e aquilo pode, na verdade, ser um câncer.
Portanto, se o indivíduo tem uma ferida no pênis, uma úlcera, uma verruga ou fimose associada, tem que procurar um especialista, que pode tratar de uma doença mais séria, inclusive câncer de pênis. Ainda segundo o especialista, normalmente, os pacientes demoram a procurar ajuda médica, e quando chegam na Fundação Cecon, a doença está avançada, e a única solução é a retirada do órgão, o que traz grandes consequências psicológicas. Depressão, baixa autoestima e ansiedade são alguns dos sentimentos que afetam homens que passam pela cirurgia. É um processo que traz mudanças significativas na vida das pessoas, mudanças físicas, sociais e psicológicas.
A maior prevenção é a limpeza diária do órgão com água e sabão. Se você tem uma ferida, uma úlcera, fimose, está com uma secreção fétida no pênis, tem aquela queles gânglios na região inguinal palpáveis que o pessoal chama de íngua, tem que ficar atento, e o ideal é procurar um médico. Se o médico tiver alguma dúvida se aquilo pode ou não ser um câncer, vai solicitar uma biópsia, que é a retirada de um pequeno fragmento. Em se confirmando que é um tumor maligno, encaminha para o especialista, que, no caso, é o urologista.
Fonte: CÂNCER DE PÊNIS: Falta de higiene é a principal causa da doença por TV A Crítica