Pular para o conteúdo

Câncer de rim: conheça os sintomas e tratamentos – Balanço Geral Sergipe


Estimativas da Organização Mundial de Saúde dizem que, entre 2016 e 2017, são esperados 600 mil novos casos de câncer apenas no Brasil. Entre os casos menos incidentes de câncer, temos o câncer renal, responsável por cerca de 3% de todos os tipos de câncer no mundo, o que faz com que seja menos discutido na área oncológica.
O diagnóstico precoce é fundamental para as chances de cura dos pacientes. Infelizmente, o câncer renal é uma doença silenciosa, e muitas vezes o paciente já chega ao consultório médico com a doença em estágio bastante avançado. Nos anos 50, cerca de 70% dos pacientes que faziam o diagnóstico de câncer renal vinham a falecer da doença, mas hoje em dia essa realidade mudou completamente. Atualmente, 70% dos pacientes ficam curados, e isso se deve basicamente ao diagnóstico precoce.
Existem também os fatores de risco, como a obesidade, o sobrepeso, o tabagismo e a hipertensão arterial não controlada. A doença renal crônica é um modelo desses fatores de risco que podem ser modificados, assim como o estilo de vida.
Para reduzir o risco da doença, é importante ficar sempre alerta a qualquer sintoma, como sangue na urina, dor nas costas ou nas pernas, inchaço nos órgãos genitais, além de procurar um médico imediatamente ao sentir qualquer sintoma.
Os profissionais de saúde também devem ficar alertas e solicitar exames de imagem para pacientes que apresentem sintomas ou fatores de risco. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e os novos tratamentos oncológicos também contribuem para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Aprenda como prevenir o câncer renal e viva melhor!
Fonte: Câncer de rim é uma doença silenciosa – BALANÇO GERAL SERGIPE por Tv Atalaia