Pular para o conteúdo

Câncer de mama em jovens: exame de rastreamento antes dos 40 anos.

Mulher jovem pode ter câncer de pulmão, assim como o jovem pode ter câncer de mama. É comum o câncer de mama aparecer em pessoas mais velhas do que em pessoas mais novas. Por isso, só fazemos rastreamento a partir dos 40 anos, pois se fizermos antes disso, o exame pode errar mais e dar resultados falsos, prejudicando mais do que ajudando.

Quando falamos de rastreamento, estamos nos referindo a usar exames para detectar algo sem que a pessoa sinta nada. A mamografia, por exemplo, é um exame indicado para mulheres a partir dos 40 anos. Isso porque o tecido glandular (que produz leite) é mais comum em mulheres jovens e o tecido gorduroso (que faz a sustentação da mama) tende a aumentar com a idade.

Se uma mulher jovem tem muita mama e faz a mamografia, tudo fica branco e é difícil de diferenciar o que é um possível nódulo. Por isso, em geral, usamos a ressonância magnética para fazer o rastreamento antes dos 40 anos.

É importante ressaltar que o rastreamento não é indicado para todo mundo, apenas para um grupo específico de pessoas que têm um risco maior de desenvolver algum tipo de câncer.

Se você sentir um nódulo ou qualquer tipo de alteração, isso já é um sintoma e precisa ser investigado. Nesse caso, não estamos mais falando de rastreamento e sim de diagnóstico. O médico tem que ir atrás do que está acontecendo, pois pode ser uma alteração que antes não estava presente.

Em casos como esse, não é preciso fazer o exame de rastreamento, pois já há um sintoma. É importante entender a diferença entre rastreamento e diagnóstico para saber quando fazer o exame.

Fonte: Mulher jovem pode ter câncer de mama? Qual o exame de rastreamento antes dos 40 anos? por Dr. Felipe Ades MD PhD