Pular para o conteúdo

Câncer de Intestino Hereditário: Preocupações e Sintomas.

Se você conhece alguém que teve câncer de intestino quando era jovem ou se possui casos na família, preste atenção! O câncer de intestino hereditário responde por apenas 10% dos casos de câncer de intestino, mas como esse tipo de câncer é o segundo tumor mais comum no Brasil, com cerca de 2 mil casos novos por ano, é fundamental conhecer o assunto.

Para identificar se o câncer de intestino hereditário está presente na família, é importante ficar atento a alguns sinais, como ter ou algum parente próximo que teve câncer de intestino com menos de 50 anos; casos de câncer de intestino, estômago, pâncreas ou fígado na família; retirada de pelo menos 10 pólipos durante a vida ou mais de 100 em uma única colonoscopia; ter dois tumores do trato digestivo em momentos diferentes ou sabendo que um familiar tem a síndrome de câncer de intestino hereditário.

Se você suspeita que possui essa síndrome, é importante informar seu médico e aderir a um programa de rastreamento de tumores mais intensos. Ter essa informação é também útil para sua família, que pode se beneficiar do rastreamento.

É importante lembrar que o risco de desenvolver câncer de intestino hereditário é aumentado não só para o desenvolvimento de câncer de intestino, mas também para outros tumores do sistema nervoso e do aparelho digestivo.

O mês de abril é o mês de conscientização do câncer de intestino e a Organização Mundial de Saúde recomenda que pessoas a partir de 45 anos façam colonoscopia de rastreamento.

O Doutor Ajuda oferece informações e educação em saúde e bem-estar confiáveis e acessíveis para todos. Cadastre-se no canal para receber nossos conteúdos semanais e compartilhe com amigos e familiares.

Fonte: CÂNCER DE INTESTINO: PODE SER HEREDITÁRIO?QUANDO DE SE PREOCUPAR? por DOUTOR AJUDA