Pular para o conteúdo

Câncer de garganta por HPV: sintomas, diagnóstico e tratamento com Dr Jônatas Catunda.

Câncer de orofaringe: causado pelo HPV e sua relação com o sexo oral

O câncer de orofaringe é uma doença histórica que afetou muitas pessoas que fumavam e bebiam por muitos anos. Porém, atualmente, um novo tipo de câncer de orofaringe está surgindo e é do mesmo tipo histológico que o causado pelo cigarro, mas é especificamente causado pelo vírus HPV transmitido sexualmente. Nos Estados Unidos, a incidência do câncer de orofaringe relacionado ao HPV já superou o câncer relacionado ao cigarro e bebida.

No Brasil, a maioria dos pacientes ainda fuma e bebe e tem um câncer de garganta após vários anos de uso desses altos. Mas já começam a aparecer pacientes mais jovens que nunca fumaram, nunca beberam, e que começam a sentir dor na garganta e quando são examinados, descobrem que têm câncer relacionado ao HPV transmitido sexualmente, principalmente por meio do sexo oral, que são práticas mais modernas de se relacionar.

O câncer de orofaringe afeta principalmente a amígdala, mas pode acometer a base da língua, região mais posterior da língua, palato mole ou a parede posterior da orofaringe. Os sintomas desses tumores são geralmente dificuldade para engolir, dor na garganta e principalmente o aparecimento de um caroço tomado nesta região.

O diagnóstico do câncer de orofaringe é dado principalmente pelo exame físico, endoscopia com o emboscador de laringe ou uma laringoscopia que consegue dar ainda mais detalhes da região da garganta. Além disso, o exame que confirma que é o câncer é uma biópsia. É preciso tirar um pedaço do tumor para confirmar que aquilo ali é um câncer de orofaringe.

O tratamento do câncer de orofaringe depende do estágio e tamanho do tumor. Tumores iniciais recebem apenas uma modalidade de tratamento que pode ser a cirurgia ou a radioterapia. Os tumores avançados, por exemplo, somos muito grandes na hora faringiana, lesões que já tem metade para os linfonodos, que já apareceram com caroço grande no pescoço, os pacientes em tratamento com duas modalidades que podem ser a radioterapia e a quimioterapia. O tratamento com cirurgia e radioterapia tumor jorge também se sabe que eles respondem bem à radioterapia. Infelizmente, alguns pacientes enfrentam a doença novamente após o tratamento e é necessário fazer outra cirurgia. A chance de cura depende principalmente do estágio em que o tumor é diagnosticado.

É fundamental que todos, especialmente os jovens, estejam cientes dos riscos de contrair câncer de orofaringe e saibam que essa doença é causada pelo HPV contraído através do sexo oral. É importante fazer exames periódicos e, se houver qualquer sintoma preocupante, procurar ajuda médica o mais rápido possível, para aumentar as chances de cura.

Se você tem dúvidas ou preocupações sobre câncer de orofaringe, procure um cirurgião de cabeça e pescoço para mais informações e orientações.

Fonte: Câncer de garganta e o HPV – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço

Marcações: