Pular para o conteúdo

Câncer de Garganta: 4 Sinais de Alerta para Suspeitar da Doença

Câncer de garganta: quatro grandes motivos de suspeita

Em uma das situações mais angustiantes no consultório, quando o paciente vem com uma dor de garganta que tomou vários medicamentos ou tem uma lesão e acha que pode estar com câncer de garganta, podemos contar quatro grandes motivos que podem suspeitar e você ter o câncer de garganta.

Quando a gente fala em câncer de garganta, estamos falando toda essa parte que vai desde o lábio, a língua, as amígdalas (que são aquelas grandes que ficam de um lado para o outro da garganta), a faringe (a parte de trás da garganta), incluindo também as cordas vocais (que é onde a gente fala, a laringe).

O principal motivo que suspeita de um câncer de garganta é uma ferida ou machucado, uma dor que não melhora, que não cicatriza, geralmente entre uma ou duas semanas. Nesse caso, o paciente se preocupa e acha que a lesão possa evoluir para um câncer.

A análise é que geralmente são infecções de amígdalas, mas geralmente a lesão do câncer é um pouco diferente: ela vai aumentando de tamanho, é mais profunda e na laringe, quando acontece, o paciente tem alguns sintomas como uma sensação de uma coisa presa e não desce, pigarro, tosse, geralmente com secreção e a secreção muitas vezes é com sangue. Também pode ter uma rouquidão.

Segunda causa que suspeita de um câncer de garganta é o paciente utilizar cigarro. Infelizmente, o cigarro é um grande fator de provocar o câncer, tanto pelo produto cancerígeno que ele entende, como também o vapor quente e pode lesionar a boca, a língua e toda a garganta.

Terceiro motivo também é o uso do álcool. O álcool também pode ser um grande motivador de ter câncer de garganta, principalmente na associação do álcool com o cigarro, que é muito comum essa associação.

E o quarto motivo que pode ser causador de um câncer de garganta também é doenças infecciosas transmissíveis pelo sexo, por exemplo, HPV (papilomavírus humanos), são verruguinhas que se formam na região de trás da garganta ou na laringe, potencializados pelo álcool, que pode provocar o câncer de garganta.

Fonte
4 situações que devemos suspeitar de Câncer de Garganta / Boca por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em CuritibaliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2021-03-29T223016+0000endTimestamp2021-03-29T223506+0000}