Pular para o conteúdo

Câncer de Colo de Útero: Diagnóstico Inicial – Relato de Franciele Mazzari.


O Auto do Bem
Meu nome é Franciele, tenho 27 anos e há cerca de dois meses fui diagnosticada com câncer de colo de útero. Foi então que resolvi criar este canal para poder dividir um pouquinho com vocês de como foi o diagnóstico e como será o tratamento. Neste primeiro vídeo, vou falar um pouquinho de como foi o diagnóstico.
Foi um diagnóstico bastante complicado e demorado. Eu comecei a sentir fortes dores menstruais, cólicas muito fortes, sangramento intenso no período menstrual e ficava incapacitada de levantar da cama devido às dores horríveis, principalmente nas costas. Eu sempre ia ao pronto-socorro para tomar um remédio na veia, já que os remédios em casa não faziam efeito. Tive que ser internada por 40 dias e fazer oito sessões de hemodiálise, além de passar por uma cirurgia para desobstruir o canal da urina.
Foi nesse período que fui diagnosticada com endometriose. Depois de ter alta, em novembro do ano passado, marquei uma consulta com um ginecologista na minha cidade. Após vários exames, foi constatado que o câncer havia se desenvolvido devido à endometriose. O diagnóstico veio em fevereiro deste ano, depois de dois papanicolau e uma colposcopia, que resultaram em duas biópsias.
Meu mundo parou por um minuto quando descobri que tinha câncer. Parece que o mundo acaba e você pensa na morte. Mas, ao mesmo tempo, é preciso levantar a cabeça e pensar no que fazer a seguir. Fui encaminhada para a oncologista, que pediu mais dois exames, um da bexiga e outro do reto.
Passar pelos exames é uma agonia, pois você não sabe em que estágio o câncer está. Mas, graças a Deus, o diagnóstico foi de um tipo de câncer que tem mais tratamentos disponíveis. A princípio, não precisarei de cirurgia e começarei com radioterapia, podendo ser acompanhada por quimioterapia.
Ainda não comecei a passar com o radioterapeuta, portanto, não sei quantas sessões serão necessárias, mas venho aqui contar para vocês tudo o que estiver acontecendo. Tem poucos vídeos na internet de pacientes falando sobre câncer de colo de útero, especialmente em pacientes jovens como eu, mas acredito que precisamos falar e compartilhar nossas histórias.
Meu caso é raro e evoluiu muito rápido. A lição que tirei disso tudo é que mesmo fazendo meus exames anuais e estando tudo normal, isso pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso, é importante fazer os exames preventivos e manter a saúde em dia.
Ainda não sei o que o futuro me reserva, mas tenho fé que vou vencer essa batalha. Obrigada por todo o apoio e torcida. Até o próximo vídeo.
Fonte: O início | Diagnóstico | Câncer de colo de útero 01 | Franciele Mazzari por Franciele Mazzari