Pular para o conteúdo

Câncer de ânus e reto: Linfonodos aumentam risco de metástase em outras áreas?


É importante lembrar que os cânceres de canal anal podem surgir a partir de dois tipos diferentes de células, uma na parte final do intestino e a outra na mucosa que reveste a pele do ânus. Normalmente, os cânceres de origem epidermoide são causados pelo HPV, uma infecção genital transmitida principalmente por contato de pele com pele. Já os cânceres a partir da mucosa do ânus são mais comuns em pessoas que têm fatores de risco para câncer de intestino, como alimentação inadequada e inflamação na região.
No geral, o tratamento para ambos os tipos de câncer envolve a realização de biópsias para avaliar o tipo de doença presente e exames para identificar o tamanho da doença e se já se espalhou para outros locais do corpo. Para cânceres mais avançados, é possível que seja preciso remover cirurgicamente os linfonodos afetados pela doença. É importante buscar ajuda médica assim que identificar quaisquer sintomas preocupantes, como sangramento ou dor na região anal.
Fonte: Câncer de anus/reto: Quando aparecem linfonodos, aumentam as chances de doença em outro local? por Dr. Felipe Ades MD PhD