Pular para o conteúdo

Cálculo de Amoxicilina

Olá pessoal,

Vamos abordar hoje mais um vídeo da série que estamos falando sobre cálculos de medicamentos. Hoje, o medicamento que iremos abordar é a Amoxicilina em suspensão oral. Deixe o seu like e clique no gostei, isso é muito importante para o canal. Se inscreva caso ainda não seja inscrito e ative o Sininho para receber a notificação de vídeos novos. E compartilhe entre amigos e colegas de profissão.

Eu sou professor Allan Kardec, enfermeiro mestre, e para nós é uma honra termos na nossa rede de amizade. Como disse anteriormente, o medicamento de escolha hoje foi a Amoxicilina.

Amoxicilina é um antibiótico bastante utilizado para tratar diversas infecções bacterianas, como otite, faringite, sinusite e infecção urinária. Vamos abordar mais uma questão de concurso público para facilitar o entendimento de vocês. Vamos à pergunta:

A prescrição médica é Amoxicilina em suspensão por via oral, devendo ser administrada 380 MG de 12 em 12 horas. O frasco do medicamento possui uma apresentação de 250 mg por 5 ml. Quantos ml deve ser administrado em cada dose?

As opções de resposta são: 5,6 ml; 7,6 ml; 8 ml; 6,5 ml ou 6,4 ml.

É a primeira coisa que devemos observar é a apresentação, ou seja, o que temos disponível no frasco, que é 250 mg por 5ml. Outra coisa que devemos observar é qual a prescrição médica. No caso, a prescrição para esse paciente foi de 380mg.

Vamos ao cálculo de regra de três. Sempre iniciaremos pela apresentação do frasco, ou seja, 250 miligramas e em 5 ml. Como nosso sempre enfatizamos: miligramas embaixo de miligramas, ml embaixo de ML. Então, a prescrição foi de 380mg/ML, que é o que nós estamos buscando.

Sabemos que pela regrinha de três nós vamos multiplicar cruzado iniciando por onde está incógnita, ou seja, iniciando pelo X. Então 250X/5X=250X, que é igual a 380X. 380X/5 da o resultado de mil e novecentos.

É bom a partir desse momento nós devemos isolar a incógnita ou seja, o número que estiver do lado do X passará dividindo. Então vai ficar x que é igual 1900/250. E como nós temos 10 em cima e outro zero em baixo, podemos cortar 10. Então ficará 190/25. Vamos a divisão. E na divisão de 190 por 25, nós sabemos que 7 vezes o 25 dará justamente 175. Então não resolveu a conta aí porque vamos ter ainda 15 de resto, né? Bom, vai sabemos que o 25 ele é maior do que eu 15. Então a divisão que vai ter que ser fracionada. O que faremos nessa situação é acrescentar o zero do lado do 15 que fica 150. E a partir daí, no resultado, acrescentamos uma vírgula. Agora, 150 nós conseguimos dividir por 25. Nós sabemos que 6 x 25 da justamente 150. 150-150, mas temos de resto zero. Então, o resultado desse exercício foi 7,6 ml.

Então, deve ser administrado em cada dose 7,6 ml. Ou seja, alternativa B.

Pessoal, se vocês gostaram do vídeo, por favor deixe o seu like. Se ainda não é inscrito no canal, se inscreva. Muito obrigado. Abraço e até o próximo vídeo, pessoal.

Fonte
Cálculos de Medicamentos – Amoxicilina por Enfermagem Digital