Pular para o conteúdo

Bursite no cotovelo: causas, sintomas e tratamentos.


O paciente chega no consultório com queixa de inchaço no cotovelo, às vezes seguido ou não de dor e de limitação funcional dessa articulação. Logo vem a suspeita de uma bursite no cotovelo ou bursite olecraniana. Você já ouviu falar sobre isso? Conhece alguém com esse diagnóstico? Se conhece, não deixe de compartilhar esse vídeo. Vou te explicar o que é a bursite olecraniana e passo a passo para o tratamento dela.
E o que são bursas? Bursas são estruturas bem finas nas nossas articulações que servem para proteger e diminuir o atrito, facilitando a movimentação desta articulação. Quando ela inflama, recebe o nome de bursite. No cotovelo, temos algumas bolsas, mas aqui mais inflama é da região posterior do cotovelo, chamado olecraniana. Daí o termo bursite olecraniana.
E por que ela inflama? Ela inflama com uma ferida na pele na região do cotovelo, ou do braço ou até da mão. Uma das causas pode ser o trauma direto, uma pancada na região do cotovelo ou um contato contínuo, como um atrito na mesa, nos casos dos estudantes e dos trabalhadores que ficam apoiados durante longo tempo na mesa. O sintoma principal é o edema (inchaço) na região posterior do cotovelo. Pode ter dor e raramente tem limitação da função. Nos casos de infecção pode vir também calor e rubor na região posterior do cotovelo.
O diagnóstico é essencialmente clínico. Pode ser realizada uma radiografia para ver se não há fraturas associadas ou ultrassom que demonstra o aumento de líquido dentro da bolsa do cotovelo.
O tratamento da bursite olecraniana é conservador, com gelo nesta região e uso de anti-inflamatórios. Se você tiver dor, também pode ser tomado analgésicos. Se o volume for muito grande ou não tiver sucesso com esse tipo de tratamento, pode ser realizada uma punção, que é introdução de uma agulha e aspiração do líquido dessa bursa. Se o conteúdo vier com pus com sinais de infecção, este líquido é mandado para analisar qual o tipo de bactérias e prescrito antibióticos. E se não houver infecção, pode ser também injetado dentro da bolsa quando se faz aspiração um corticoide e isso diminui as chances de recorrências. O tratamento cirúrgico está indicado naqueles casos em que o paciente tem outra e é uma bursite grave por isto, quando um falha no tratamento conservador ou quando a bursite está voltando com frequência.
Espero que você tenha gostado desse vídeo e se você tem interesse nesse assunto, inscreva-se no meu canal ou siga-me no Instagram @Dr. Rogério Amaral. Mas se você tem preferência pela leitura, eu escrevi diversos artigos sobre ortopedia no meu site Ortopediagoiania.com.br.
Fonte: ENTENDA A BURSITE NO COTOVELO por Dr. Rogério Amaral