Pular para o conteúdo

Bula resumida da Nimesulida

Oi, gente do Canal Éclairé! Aqui é o Lucas Fustinoni.

Estamos no nosso quadro das bulas resumidas em que vou te ajudar a entender o que está escrito de maneira simples e fácil.
E a medicação de hoje é a Nimesulida.

O anti-inflamatório tem diversas indicações da medicina. Como contraindicação à Nimesulida, podemos citar aqui pessoas que tem úlcera do estômago. Sabe-se que os anti-inflamatórios, às vezes, afetam o estômago Então, quem tem úlcera, não pode estar usando.
Coagulopatias: quem tem de distúrbios de coagulação também não pode estar usando. Reação ao AAS: o ácido acetilsalicílico. Qualquer que você tenha reação, não pode estar fazendo uso da Nimesulida. Se você já tem alguma alteração no fígado, hepática ou renal também não pode estar fazendo uso da medicação.

Hoje em dia é muito comum, principalmente pessoas idosas que chegam a morrer porque tomam um anti-inflamatório por conta, por uma dor ou outra, faz um sangramento gástrico e isso pode estar levando ao óbito.
E, também, em relação à falência renal. Os anti-inflamatórios, via de regra, fazem mal para os rins. Também não é indicado para crianças menores de doze anos.

Então, todo o anti-inflatório, o ideal é usar a menor dose possível e o tempo mais curto. Infelizmente aqui, no Brasil, é vendido livremente, os anti-inflamatórios, mas pode dar problema levando até à morte, para você ter uma ideia.
Então, tentar evitar ao máximo o uso por conta dessas coisas, sempre com e orientação médica.

A posologia: deve ser feito via oral, pela boca. A dose de 50 miligramas – um comprimido cortado ou de 100, duas vezes ao dia. Essa é a maneira correta da posologia. Mas especificamente é o seu médico que vai determinar se você vai tomar a dose de 50, de 100 e quantos dias você vai fazer uso da medicação.

Como reações adversas, como nós citamos, pode piorar problemas de úlcera e fazer lesão hepática e renal. E é muito importante salientar que isso, às vezes, não dá um sintoma aparente. A pessoa até ter um problema no fígado que sinta algum sintoma já é tarde demais. Então, as pessoas falam “quando eu sentir alguma coisa, eu paro”. Não é bem por aí.
Também pode estar acontecendo lesões avermelhadas na pele, coceira, dores de cabeça, náuseas e vômitos. Toda vez que seu médico o prescrever, sempre passar para ele as medicações que está usando porque existem várias interações medicamentosas, que deve se ficar atento.
Muito importante, também, não associar Nimesulida com outros anti-inflamatórios. Isso pode ser muito grave. Pode agravar ainda mais o problema, como, por exemplo, a parte do estômago.
E, também, pessoas que estão com febre tem que estar bem atento, que, às vezes, só o fato de se tomar alguma medicação que baixa a febre, pode estar escondendo uma infecção. Então você melhora o sintoma, que é a febre, mas a infecção, por exemplo, uma pneumonia, uma dor de garganta não vai melhorar. Então não é indicado tomar, por conta, nesses casos que têm febre também.

Em relação à gravidez e amamentação também não é indicada. Mesmo a Nimesulida sendo o anti-inflamatório mais seletivo da Cox 2, da enzima que está na inflamação, e não da Cox 1, que é a que está no estômago, ela ainda pode apresentar esses efeitos. Por isso que não pode estar sendo tomada por conta.
E, também, pode ser tomada após a refeição que é melhor absorvida.

Espero que tenham gostado dessas informações. Para mais informações sempre procurar a bula completa e só tomar a medicação com orientação médica.
Lucas Fustinoni, um forte abraço e até a próxima.

Fonte
NIMESULIDA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER – BULA SIMPLIFICADA POR DR LUCAS FUSTINONI por Dr Lucas Fustinoni