Pular para o conteúdo

Bolsonaro exonera Ministro da Saúde, Mandetta 49 caracteres

Demissão do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta

O ministro da Saúde acaba de ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro. O clima entre Mandetta e Bolsonaro se tornou insustentável diante da divergência pública sobre o isolamento da população como estratégia para conter o avanço do coronavírus.

O ministro já havia avisado a equipe na noite de ontem que deveria ser demitido pelo presidente até o fim dessa semana. A conversa aconteceu depois que Mandetta chegou da reunião no Palácio do Planalto nesta semana, durante o encontro ministerial que discutiu principalmente o que fazer no pós-epidemia de coronavírus. Começo pouco participou e aí eu voltar dessa reunião com a letra chegou a equipe e avisou que Bolsonaro já procurava um substituto. Alguns de seus auxiliares sugeriram que Mandetta pedisse demissão, mas o ministro se recusou.

O que tem dito até ontem até algumas horas atrás é que só sairia demitido pelo presidente. Na semana passada, antes de uma reunião ministerial de emergência chamada por Bolsonaro, o ministro também conversou com os seus auxiliares e afirmou que seria demitido. Ele chegou a cobrar na reunião que Bolsonaro o demitisse porque não mudaria suas posições. Mas durante aquele dia, os militares e outros ministros civis que apoiavam Mandetta haviam convencido o presidente a mudar de ideia. Mandetta deixou o Planalto no cargo e dois dias depois, em uma audiência privada com Bolsonaro, acertou uma trégua.

Porém, nos últimos dias, o ministro perdeu o apoio quase incondicional dos ministros. A entrevista que ele deu à TV Globo no último domingo, em que afirmou que havia uma dubiedade nas informações passadas pelo governo e que as pessoas não sabiam se era o ministro ou presidente, irritou muito os ministros e as pessoas que o apoiavam. Essa entrevista foi vista como um erro pela própria equipe de Mandetta. Segundo fontes, alguns de seus secretários mais próximos disseram que ele não deveria ter posto mais lenha na fogueira que já estava, e se for que já estava se apagando.

O ministro admitiu que teria errado e avisou que queria submergir. A essa conversa começou a ficar mais a calourada e agora o ministro Mandetta escreveu nas suas redes sociais no seu Twitter já uma mensagem de despedida que a gente vai ver agora.

  • Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
  • Quero agradecer a oportunidade que me foi dada de ser gerente do nosso SUS, depois de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do COVID-19, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.
  • Agradeço toda a equipe que esteve comigo no Mato Grosso do Sul e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde.

Essas foram as palavras do Mandetta que ele acabou de postar em suas redes sociais, a essa mensagem de despedida.

Fonte
Bolsonaro demite ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta por Record News