Pular para o conteúdo

Bolhas na garganta: saiba as principais causas com o Dr. João Paulo Borges.

Como identificar e tratar infecções na garganta

Olá a todos, sou João Paulo Borges, cirurgião dentista. Estamos aqui mais uma vez convidados pela simpática para falar um pouco mais sobre a odontologia. Antes de iniciar este vídeo, gostaria de convidar todos a se inscreverem em nosso canal e acionarem o sininho para ficarem sabendo das novidades. Não esqueçam de curtir o nosso vídeo e deixar seu comentário.

Gostaria de falar um pouquinho sobre um assunto mais voltado para a semiologia. A maioria de nós já passou por isso – algumas feridinhas na garganta, algumas bolhas na garganta. Às vezes, nos deparamos com uma situação em que não conseguimos engolir bem ou até mesmo temos um incômodo na garganta. Às vezes, nossos filhos, crianças, aparecem para nós com dificuldade para comer ou dificuldade para abrir e fechar a boca, e quando vamos reparar, temos algumas figurinhas na boca ou quando vamos ao médico, ficamos tentando entender o que ele está olhando lá na garganta, o que ele está procurando. É muito comum a gente encontrar isso, principalmente lá no consultório, quando aparece para nós o paciente perguntando o que são aquelas manchinhas, aquelas bolhas que aparecem na garganta.

Então vamos nos lembrar um pouquinho do que temos na garganta. Uma característica muito importante são as amígdalas. Elas têm uma facilidade muito grande de receber ou ter uma infecção. Para falar um pouquinho dessa característica de infecção, a gente tem que pensar o que é. Sempre que ocorre uma infecção, ela pode ser causada por um vírus ou uma bactéria e assim por diante. As mais comuns na boca são virais. Tem uma muito comum que causa uma das bolhas que é uma angina visícula los. Ela é causada pelo vírus da herpes e é muito comum na garganta. Então, são infecções que acabam causando muita dor, um pouco de edema na região, dificuldade para deglutir. O paciente se queixa muito disso. Como tratar? Como resolver isso?

Primeiramente, a gente tem que identificar o principal fator etiológico, ou seja, o que realmente está causando aquela patologia, e tentar resolvê-la com medicação ou com os fisioterapeutas que a gente tem disponível. Procurar, lógico, quem tem que fazer isso é o profissional da saúde. Procurar o seu médico, procurar o seu dentista para mostrar também para ele. Se ele tiver conhecimento e estiver apto a resolver, ele vai resolver. Senão, ele vai encaminhar você para um profissional que ele considere apto a resolver. É muito comum, mas muito fácil de resolver.

Então, é isso que é legal a gente pensar. Gostaria de agradecer a todos. Qualquer coisa, deixe seu comentário, sua dúvida que estamos sempre atentos a respondê-los.

Fonte: BOLHAS NA GARGANTA: PRINCIPAIS CAUSAS (com Dr. João Paulo Borges) por Simpatio Odonto