Pular para o conteúdo

Blefarite: como limpar os cílios e tratamento – Dr. Gustavo Bonfadini


Limpeza Adequada dos Cílios da Pálpebra

Olá, eu sou Doutor Gustavo Bonfadini, médico oftalmologista especialista em doenças da córnea. Nesse vídeo, eu vou mostrar para você como você pode fazer uma higiene e uma limpeza adequada dos cílios da pálpebra do seu olho.


Componentes da Lágrima

De forma didática, podemos dizer que a lágrima contém três componentes importantes: a parte mais interna, que é de mucina, a parte aquosa e a parte de gordura. A camada de gordura da lágrima é produzida principalmente pelas glândulas de meibômio que estão presentes nas pálpebras, junto à base dos cílios. E são esses pelos que nós temos nas pálpebras dos olhos. Muitas vezes, a qualidade da secreção dessas glândulas não é boa e assim a gente pode ter pequenas crostas sendo formadas, como se fossem caspas, principalmente nessa base dos cílios. Imagine caspa no pelo da pálpebra do olho.

Pacientes que têm blefarite, olho seco, terçol calado de repetição, vão se beneficiar desse tratamento simples e eficaz que eu vou ensinar para você agora.


Limpeza dos Cílios e Produtos Indicados

Frequentemente, no meu consultório, os pacientes me perguntam: “Doutor Gustavo, qual é a melhor forma de limpar os cílios da pálpebra?” Bom, primeiro, depois de falar aqui de alguns produtos que eu selecionei para explicar sobre a limpeza dos cílios, primeiro nós podemos usar o shampoo de preparo, shampoo infantil, por exemplo. Ele serve para o tratamento da blefarite, porém ele não é específico para isso. Muitos casos, ele pode ressecar as pálpebras, até mesmo agravando essa condição. E podemos utilizar, por exemplo, um shampoo que seja desenvolvido especificamente como higienizante ocular, limpeza dos cílios das pálpebras. Eu tenho aqui em minhas mãos o Plefas, ele é um shampoo que possui a formulação do óleo de Melaleuca, o famoso Tea Tree, é uma substância que vai ajudar na limpeza e a boa saúde das suas pálpebras. Além disso, por exemplo, ele tem Andiroba, tem um óleo de Blefus, que vai ajudar no tratamento da blefarite anterior, como por exemplo, causada por bactérias Staphylococcus ou seborreica. E também no tratamento da blefarite posterior, muitas vezes causado e acentuado pela presença do ácaro Demodex na pele da tuas pálpebras.

Segue aqui as sugestões para que você possa fazer uma limpeza adequada dos seus cílios. Para realizar a limpeza dos cílios, comece lavando as suas mãos com sabão e água corrente. Depois, coloque a quantidade desejada de Shampoo sobre os dedos e Feche seus olhos, esfrega os cílios gentilmente, movimentando os dedos de um lado para o outro, evite tocar dentro do olho, para não ter nenhum tipo de trauma e machucar os seus olhos. Durante o processo de limpeza dos seus cílios, enxágue toda essa área, para não ter que entrar nenhum shampoo dentro dos seus olhos, e você vai ter uma ardência, um desconforto. Fazendo isso pelo menos uma vez no seu dia, você vai melhorar sua blefarite e vai ter esses sintomas resolvidos. Se você continuar tendo sintomas que eu falei, procure seu médico oftalmologista. Ele é o profissional mais indicado para te ajudar e te orientar sobre o tratamento adequado da sua blefarite.


O meu canal tem como objetivo te empoderar com informações de qualidade sobre a saúde dos seus olhos. Conte comigo nessa jornada. Um forte abraço e até a próxima!

Fonte: Como limpar os cílios das pálpebras? Tratamento da blefarite – Dr. Gustavo Bonfadini por Gustavo Bonfadini