Pular para o conteúdo

Biópsia percutânea de nódulo de mama guiada por ultrassom.

Esta é uma aula sobre a biópsia percutânea de fragmento de nódulo de mama guiada pela ultrassonografia. A biópsia por fragmento também é conhecida como core biópsia, biópsia por agulha grossa ou simplesmente por cor. Trata-se de um procedimento relativamente simples que é utilizado por obter amostras histológicas de nódulos mamários para o exame anátomo-patológico.

De maneira geral, a biópsia é recomendada em nódulos cuja morfologia esteja relacionada com a suspeita de câncer superior a dois por cento. Esses nódulos são classificados nas categorias 4 e 5 do BI-RADS.

Existem vários modelos de dispositivos de biópsia, mas todos eles usam basicamente o mesmo princípio. O dispositivo é composto por duas agulhas uma no interior da outra e por um mecanismo de disparo. Ao acionar o mecanismo de disparo, ocorre o rápido avanço da agulha interna e é coletada uma amostra imediata no espaço janela interna. O dispositivo permite o avanço da agulha externa que corta o tecido de forma a manter uma amostra adequada do nódulo no espaço reservado na janela interna. O processo é demonstrado em tempo real, o que torna o procedimento rápido, seguro, tolerável e preciso.

Quando possível, as biópsias percutâneas de nódulos mamários são realizadas sob visão ultrassonográfica, o que possibilita visualização do nódulo e das agulhas em tempo real. Nesse exemplo, foi identificado no QSL da mama esquerda um nódulo irregular, indistinto, hipoecóico e vascularizado, classificado na categoria BI-RADS 4C. A paciente tem antecedente de cirurgia conservadora na mesma mama, indicada para o tratamento de câncer de mama. Essa imagem mostra um nódulo vermelho, portanto, duro e suspeito (elastografia).

O procedimento é iniciado pela antissepsia da pele da mama a ser biopsiada e realizado sob anestesia local, que deve incluir a pele e o trajeto até o nódulo. Na imagem, é possível confirmar a agulha utilizada para injeção de lidocaína ao longo do trajeto até o nódulo. A agulha do dispositivo deve ser inserida na pele no mesmo ponto onde foi aplicado o anestésico, próximo ao transdutor linear. A agulha do dispositivo pode ser posicionada adjacente ao nódulo a ser biopsiado. Certificado o correto posicionamento e angulação da agulha ou dispositivo, é acionado rapidamente o fragmento do nóbre adquirido no espaço reservado na agulha interna do dispositivo. A agulha é retirada cuidadosamente do nódulo e da mama da paciente.

O dispositivo permite o recolhimento do fragmento do nódulo. Nesse caso, o fragmento tinha cerca de 2cm de extensão e 14 graus de calibre, relacionado ao tipo de dispositivo habitualmente utilizado em biópsia mamária. O procedimento é repetido quantas vezes forem necessárias. Geralmente, são obtidos cerca de três fragmentos representativos do nódulo, através dos quais são preparadas as lâminas para estudo na anatomopatologia e imuno-histoquímica quando necessário. Veja a mínima lesão cutânea necessária para o procedimento. Após a compressão local por alguns minutos, pode ser feito um curativo simples. O procedimento completo não custa mais que 15 minutos.

Nesse caso apresentado, o exame anatomopatológico confirmou carcinoma ductal invasivo composto vitale dos receptores de estrógeno e progesterona, era doces cor um e ki-67 de vinte por cento. A paciente foi então tratada com mastectomia.

Fonte: Biópsia percutânea de fragmento de nódulo de mama guiada pela ultrassonografia por Dr Pixel FCM UNICAMP – Imagem na Saúde da Mulher