Pular para o conteúdo

Bexigoma: O que é e o que fazer quando a bexiga fica muito cheia.


Entenda o que é o “Bexiga Cheia” (BCh) e suas complicações

Olá, meu nome é Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Nesse vídeo, vamos falar sobre o “Bexiga Cheia” (BCh), suas possíveis complicações e tratamentos.

Antes de tudo, é importante entender que a BCh é a presença da bexiga palpável logo acima da sínfise púbica, que é o local onde a bexiga fica quando está cheia a ponto de ser palpável. O médico pode diagnosticar essa condição apenas através do exame físico.

A BCh acontece quando a bexiga não consegue esvaziar corretamente a urina, seja por conta de condições que impedem a contração efetiva, seja pela obstrução do fluxo de urina causado pelo aumento do tamanho da próstata, fechamento do canal da uretra ou uso de certos medicamentos que afetam a contração da bexiga.

Entre as complicações mais comuns da BCh está o prejuízo o funcionamento dos rins, já que as altas pressões dentro da bexiga podem afetar todo o trato urinário. Nos casos mais agudos, o paciente também pode sentir dores intensas, enquanto nos casos crônicos, a retenção urinária pode não ser sentida pelo paciente.

O tratamento para BCh consiste na drenagem da urina acumulada, a fim de preservar a função renal do paciente e melhorar o fluxo de urina. É importante corrigir as condições que causaram o BCh, como realizar uma cirurgia para desobstruir a próstata ou canal da uretra, corrigir uma estenose da uretra, usar sondas ou cateterismo intermitente em casos de doenças neurodegenerativas.

Espero que tenha esclarecido suas dúvidas sobre a Bexiga Cheia. Se gostou desse vídeo, não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube, curtir e compartilhar com amigos e familiares. Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários abaixo. Até o próximo vídeo!

Fonte: Bexigoma: aquela hora que a bexiga fica muito cheia por Toque de Urologista