Pular para o conteúdo

Bexiga Hiperativa Neurogênica: Controle Urinário com o Dr. Fernando Almeida.


Nós falamos em bixiga neurogênica. Não soube especificar que a mexida ela é hiperativa neurogênica, aí fica claro porque nos diz que a bexiga tem um problema de ser hiperativa, ou seja, de contrair de maneira involuntária. E a causa do problema da bexiga é um problema neurológico. Pacientes diferentes tipos de lesão neurológica, por exemplo, um paciente que teve uma lesão medular, um acidente de carro ficou paraplégico, o paciente vai ter uma bexiga hiperativa neurogênica. Pacientes que tem esclerose múltipla, monta doenças, em acidentes em transe de trânsito trauma, vão ter uma bexiga hiperativa neurogênica por causa da esclerose múltipla. Existem outras causas e outras situações onde a bexiga fica paralisada, então nós vamos ter uma bexiga neurogênica a contract ou sem contração nessas situações. Também pode ser por um trauma, uma lesão de coluna, ou pode ser por outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central. Chega neurogênica hiperativa. O que o paciente vai ter, ele vai ter como principal sintoma perda de urina, porque o bichinho hiperativa nada mais é do que a bexiga se estendendo até um certo volume e aí ela contraiu de maneira involuntária, jogando a urina para fora. O espanhol como dessa pessoa vai ser o que perda de urina, com a necessidade de usar fraldas absorventes ou usar um método para evitar que essa linha não move toda a roupa dele. Tem constrangimento quando ocorre do bixiga cefla se não contratá, fica me xingar. Contrátio é o inconveniente, é que essa pessoa não consegue fazer a bexiga, e aí ela precisa de passar som da poesia bush.
Nós começamos sempre por coisas mais simples. É uma das coisas mais simples e corriqueira de se utilizar são medicamentos por via oral. São medicações que bloqueiam as contrações da bexiga. Só que o problema é que esses medicamentos não são muito efetivos nessas pacientes que as contratações são muito rigorosas. Quando falha o uso desse medicamento, nós utilizamos a toxina botulínica. E essa toxina é aplicada no músculo da bexiga, onde nós injetamos no músculo da bexiga. Então, essa toxina também vai paralisar essa musculatura, evitando com que essa pessoa tenha essas contrações involuntárias e tempo evitando qualquer perda de 1a. A melhora na qualidade de vida é nítida, depois da aplicação em questão de uma semana até 15 dias, a toxina atingir o pico de ação na placa motora ou nesse músico, ocorrendo essa paralisia dessas contrações involuntárias. A pessoa pára de perder urina e só deixa de usar absorvente para aquela unidade na região perineal. Que pessoas ficar sarada por causa da urina que fica em contato com a pele e traz confiança, melhora a autoestima de seus. Ganhos na qualidade de vida só é enorme. Muitas pessoas com lesões neurológicas sofrem com incontinência urinária e às vezes nem referem-se ao médio. Nós temos um grupo que está avaliando agora pessoas com esclerose múltipla como a lesão neurológica o fato de você não poder dar de ter limitações decorrentes dessa lesão neurológica são grandes. Ela às vezes deixa esse problema num segundo plano, até na hora de se queixar onde é referido por médio. A minha mensagem final, eu gostaria de deixar essa aqui avisa os seus médicos que estão perdendo lina que isso é um problema que está incomodando afetando a qualidade de vida, para que o médico possa lhe orientar índica procurar um urologista. E dessa forma, você receba nenhum paciente receba um tratamento mais adequado e consiga melhorar nesse aspecto e com um tanto a tranquilidade.
Fonte: Controle Urinário – Entenda como funciona a Bexiga Hiperativa Neurogênica – Dr. Fernando Almeida por Controle Urinário