Pular para o conteúdo

Benefícios do uso de corticoide para tratar doenças inflamatórias intestinais


Olá, meu nome é Richard Magalhães e trabalho no Centro de Referência de Crohn e Colite. No dia de hoje, gostaria de conversar um pouquinho sobre uma droga específica que pode ser usada tanto na reta colite ulcerativa quanto na doença de Crohn. Qual medicamento? O corticoide. Ele pode ser encontrado em diferentes formas, como prednisona, metilprednisolona e hidrocortisona. Estes são exemplos de corticoides, que são anti-inflamatórios muito potentes e que muitos dos senhores estão bastante familiarizados.
O corticoide pode ser um medicamento muito amigo, muito útil no momento exato, sabendo-se usar na hora certa. Ele é extremamente útil para os nossos pacientes. Entretanto, se não é utilizado no momento certo ou utilizado por um período de tempo prolongado, pode trazer efeitos adversos muito significativos. Com isso, é importante que todos entendamos que o corticoide é uma droga que deve ser prescrita pelo médico e exclusivamente pelo médico.
Muitas vezes, os pacientes estão sintomáticos – estão com dor abdominal e diarreia – e acabam lançando mão do uso do corticoide sem consultar o seu médico. Isso é muito ruim, muito deletério. O corticoide usado por longos períodos pode trazer efeitos adversos muito significativos, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e osteoporose, situações clínicas extremamente deletérias para o paciente.
Com isso, eu gostaria que todos entendessem que o corticoide é nosso amigo na hora certa, quando o paciente está em crise e deve utilizá-lo no momento exato para tirá-lo da crise. Mas o corticoide não é um medicamento que deve ser usado na manutenção – ou seja, para manter o paciente sem doença. Não é uma boa droga para esta expansão e deve ser substituída por outros medicamentos que são úteis neste momento.
Muito atenção! Os corticoides! Muito atenção! Só use corticoides com a prescrição médica e pelo tempo determinado pelo seu médico. Obrigado.
Fonte: CORTICOIDE PARA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo