Pular para o conteúdo

Behçet: causas, sintomas e tratamentos.


Olá pessoal,
Tenho os resolver idas orais ou genitais que vão e voltam mais de três vezes ao ano. Pode ser doença de bcm. Seja bem atento ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de bc neste 20 de maio. Vamos falar melhor sobre esta doença.
A doença de bc é uma doença reumática que ocorre por um mau funcionamento do sistema imunológico em pacientes que têm predisposição genética, levando à inflamação dos vasos, fazendo parte de um grupo maior de doenças chamadas de vasculites.
A doença de bc acomete igual proporção de homens e mulheres. Inicia-se em pacientes jovens dos 20 aos 40 anos de idade. É pouco comum que ela inicie em crianças e em pessoas com mais de 50 anos.
A manifestação mais frequente da doença de bc é a formação de feridas ou aftas que acontecem na mucosa da boca e costumam ser recorrentes. Feridas ou úlceras na mucosa da região genital também são frequentes.
Lesões na pele que parecem aquele ou espinhas na face e também no tronco também podem acontecer. Inflamação das articulações (artrite) é um sintoma frequente, além de nódulos dolorosos e avermelhados debaixo da pele, principalmente nos membros inferiores, o que chamamos de eritema nodoso.
Outro sintoma é a trombose de vasos superficiais nos membros inferiores, chamada de tromboflebite superficial, ou de vasos profundos, que chamamos de trombose venosa profunda. De lotações de alguns segmentos de artérias com matéria, como na são manifestações mais graves e merecem atenção especial.
Outra manifestação grave é a inflamação do cérebro ou trombose de vasos intracranianos, que poderia levar à paralisia de um lado do corpo, além de outras dificuldades da função cerebral, como raciocínio, pensamento e memória.
A doença de bc também pode inflamar o trato gastro-intestinal, podendo ser confundida muitas vezes com doença inflamatória intestinal, como doença de crohn e retocolite ulcerativa. Nos olhos, o que é mais frequente é um tipo de inflamação de uma estrutura profunda do olho, chamada de Uv. A este quadro damos o nome de OWACh, que pode não ter sinais e sintomas. O paciente pode perder a visão caso não diagnosticada a tempo.
Não há nenhum teste laboratorial alto de coco ou exame de imagem específico que auxilia no diagnóstico da doença de bc. Sendo assim, o diagnóstico é clínico e é feito por um reumatologista, baseando-se nos sinais e sintomas que acabamos de descrever. É importante descartar infecções, incluindo doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, dentre outras infecções.
O tratamento da doença deve ser bastante diverso e depende da gravidade do quadro. Quadros mais leves são tratados com colchicina e corticoide de aplicação tópica. Os quadros mais graves podem precisar de corticoides orais, imunossupressores ou até mesmo de medicamentos biológicos.
Obrigado por nos acompanhar! A música também e outras redes. Até o próximo episódio do Relato News.
Fonte: Doença de Behçet – saiba tudo por Reumato TV