Pular para o conteúdo

Banho de assento de água morna: benefícios e como fazer | Dr. Marcelo Werneck

Benefícios do banho de assento com água morna

O banho de assento com água morna é uma técnica antiga utilizada para cuidar da região anal e dos intestinos. O médico especialista em patologia e colonoscopia, Marcelo Ferrete, explica que ele é recomendado para diversos problemas como robolis, fístulas, fissuras, abscessos e outras inflamações na região.

Ação do calor na região anal

A água morna durante o banho de assento ajuda a melhorar a circulação sanguínea na região, o que é o primeiro passo para resolução das inflamações. O calor na região do ânus provoca o aumento da circulação sanguínea, o que ajuda na cicatrização dos problemas presentes, trazendo mais oxigênio e células de defesa que estão presentes no sangue. Aquecer a região anal é uma ótima ajuda para aquelas pessoas que têm problemas inflamatórios ou crônicos recorrentes.

Facilitação da drenagem

O calor oferecido pelo banho de assento também ajuda a correr qualquer líquido que esteja presente na região, fazendo com que ele se torne mais fluido e saia facilmente. Por isso, pessoas que sofrem com fístulas, produtividades, abscessos podem ser beneficiadas com essa técnica, pois permite a drenagem das bactérias presentes na região. Além disso, a água ajuda na limpeza da região, o que é importante também para o combate a possíveis infecções.

Relaxamento da musculatura

Por ser uma técnica que aquece a região anal, o banho de assento também ajuda a relaxar a musculatura anal, o que pode ajudar em casos de hipertonia associada.

Como realizar o banho de assento

Para realizar o banho de assento, recomenda-se utilizar uma temperatura da água em torno de 38 a 40 graus, que é a temperatura morna. A água não deve ser muito quente, pois pode causar queimaduras e piorar os problemas. A pessoa deve entrar totalmente na bacia com água morna e relaxar. O ideal é manter as nádegas mergulhadas na água por pelo menos 10 a 15 minutos para ter um relaxamento adequado da musculatura. Pode-se fazer o banho de assento de uma a três vezes por dia para maximizar a ação terapêutica.

O que não fazer durante o banho de assento

É importante ressaltar que a água utilizada no banho de assento deve estar limpa e livre de qualquer substância, como plantas ou chás. Por não haver comprovação científica e por poder irritar a região anal, o mais indicado é utilizar apenas água morna.

Conclusão

O banho de assento é uma técnica antiga utilizada para cuidar da região anal, e possui diversos benefícios para a saúde. Por ajudar na circulação sanguínea, facilitação da drenagem de líquidos e relaxamento da musculatura, é recomendado para diversos problemas como fístulas, produtividades, abscessos, entre outros. Entretanto, é importante lembrar que a água deve estar morna e limpa, sem a adição de qualquer outro composto. Consulte o seu médico especialista sobre a indicação do banho de assento para o seu caso.

Fonte: Banho de assento de água morna – Pra que serve? E como fazer? | Dr. Marcelo Werneck por Dr. Marcelo Werneck