Pular para o conteúdo

Balanopostite: causas, sintomas e tratamento.

E aí família, tranquilidade?

Eu sou da vila, sejam bem-vindos ao nosso canal o Mundo com sua família. Hoje vamos tratar de um assunto que é uma doença chamada balanopostite. Apesar de ser um nome estranho, foi uma coisa muito recorrente e comum de acontecer. A balanopostite é a inflamação do prepúcio do pênis do cão. No caso das fêmeas, pode acontecer coisas semelhantes, como a vaginite, que é uma inflamação na vulva da cadela.

Quais são os sintomas? É uma secreção purulenta amarelo-esverdeada que fica saindo pela ponta do pênis, aparentemente pela uretra do cão. No caso da cadela, é uma secreção também amarelo-esverdeada que fica saindo pela vagina.

O que causa a balanopostite? Para machos, as causas são as mesmas. É a questão do contato com grama, terra e gravetos. Esses ambientes são um pouco mais propícios a ficarem contaminados com um pouco de bactéria. Toda cadela e todo macho fazem xixi normalmente e a cadela, ainda mais quando abaixa o quadril para fazer xixi, pode entrar em contato com essa grama, com essa terra e com gravetos contaminados. O macho, quando se deita, também pode acontecer isso. Não é nada tão grave, mas precisa ser observado e tem que ser levado ao veterinário.

Como é feito o tratamento aparecendo esses sintomas? Primeiro de tudo, é calma porque a gente já sabe, né? Não é muito grave. O importante é levar ao veterinário, como eu sempre indico, o indicar o melhor amigo do cão além do tutor consciente. Um bom veterinário, ele vai fazer um exame do recurso do animal e ele vai dizer se vai ser necessário a administração de antibióticos. Na maioria das vezes, o tratamento é basicamente a higiene durante o banho.

Há um tempo atrás, a gente recebeu um comentário de um colega que viu um vídeo nosso chamado “Nossa rotina de banho”, que está dentro da playlist “Nossa Rotina”, onde ele perguntou o seguinte: “Dani, você também lava o pênis do seu cão?”. Naturalmente, eu entendi que era ser lavado o pênis do cão e a mútua bafana. Sim, à lago, a questão de lavar não é estimular ou praticar o fetiche, mas eu vou higienizar assim como uma mãe e um pai lavam a sua filha ou seu filho. A higienização é necessária para que a gente elimine bactérias, e para isso, o xampu específico para cães é importante.

O tratamento de uma balanopostite um pouco mais grave é feito através de um veterinário, com a prescrição de antibióticos e banhos com shampoos e sabonetes específicos. Esse tratamento apresenta resultados excelentes em no máximo cinco meses e isso para quadros graves.

Se você tem um hábito de banhos rotineiros e sempre que me perguntam, eu explico: o ideal de uma rotina de banho é, no verão e na primavera, banhos semanais. No inverno e outono, que são meses mais frios e frescos, serão banhos quinzenais. Se janeiro está ventando muito, tá chovendo demais na minha cidade, eu não consigo dar banho de 15 em 15 dias, a primeira saída é mais fácil: seria mandar para o banho e tosa. E às vezes é caro, então temos que procurar opções. Não compensa dar um banho a seco?

O banho seco é um spray, é uma emulsão parecida com álcool em gel odorizador que vem de pet shop. É só comprar e aplicar no animal. Esse álcool em gel para vencer não deve ser passado nas regiões íntimas, no pênis e na rua do animal, muito menos o álcool em gel industrializado que você encontra em farmácias ou mercados, tão bom assim como em pet shop. Para editar essa infecção do recurso ou da uva, vocês podem usar somente neste caso em que você não consegue dar um banho completo. Vocês podem dar um banho a seco normal e, nesta região, se comprarem um sabonete bactericida votariam na mão e fariam a higienização local.

Outra opção seria o uso de lenços umedecidos que a gente usa para a limpeza do bumbum de bebê quando faz cocô na fralda. Ele é muito bom porque também não causa reação alérgica. Para isso, evitem os lenços aromatizados, porque às vezes o perfume pode causar reação alérgica, inclusive no cachorro.

Balanopostite, galera, pode acontecer, é normal, mas não é grave. Ela se torna grave quando ela fica por muito tempo e uma das principais características que você pode observar além da secreção é quando o animal tem procurado se lamber demais no pênis – no caso dos machos – ou na rua – caso das fêmeas. Leve ao veterinário e faça então um tratamento.

É um assunto rápido, mas é uma condição corriqueira que pode acontecer com qualquer cão, ainda mais as pessoas que estão no quintal. O primeiro estudo não é se assustar, é aceitar e fazer o tratamento. Beleza, galera?

Para encerrar, os saudosos de oitavas vão para o Júnior Everton Ilhabela para surgimento de Max e Acadeirinha Cristal no Rio de Janeiro, para José Rocha e os seus Rottweilers Braddock, que embora proíba, ou e o seu Rosto Siberiano Stark lá de Praia Grande em São Paulo. Local um trabalho e para o Marco Antônio e os Adams do seu campo, e ele pediu para mandar um abraço para jogar para a galera do grupo. Não a desatolarde de Sergipe que chama “Eu amo o meu futebol”. Galera, deixem seus comentários, deixem seu joinha. A gente fica muito feliz. Um beijo no coração de vocês. Até uma próxima. Eu fui.

Fonte: Balanopostite por Mundo Kão