Pular para o conteúdo

Azia na gravidez: causas e dicas para aliviar!

Azia na Gravidez – Dicas do Dr. Luiz Roberto Citron

A azia na gravidez é um fenômeno bastante chato que incomoda bastante a grávida, embora não afete em nada o bebê graças a Deus. É mais comum no segundo trimestre e bem perto da hora de nascer no terceiro trimestre. A vantagem aqui é que depois do parto, melhora e tende a sumir completamente.

Por que as grávidas têm azia? Elas têm azia por dois mecanismos básicos:

  • Um aumento da progesterona, que amolece os músculos da paciente para que o útero possa crescer e amolecer para o parto. Mas, os músculos que estão envolvidos nos recentes do estômago e esôfago também amolecem, facilitando refluxo e assim ela tem mais azia.
  • O crescimento do útero faz com que a pressão intra-abdominal aumente bastante. Só que, no útero crescer, empurra o intestino e o estômago para cima. Isso diminui o tamanho do estômago e faz a ver a volta de secreção ácida para garganta e pro pescoço, porque a azia é uma queimação que vem da garganta até o estômago.

A azia ocorre no 2º e 3º trimestre da gravidez em 40 a 80 por cento das pacientes. A boa notícia é que ela passa depois do parto e não é prejudicial ao bebê.

A mãe tem que ficar ligada se realmente é uma azia ou se ela tá com alguma dor atrás da costela muito forte, uma dor hepática que pode mostrar outras patologias mais sérias da gravidez. Para isso, ela tem que conversar com o obstetra dela.

As grávidas querem saber se elas podem tomar remédio para azia. Elas podem e até devem. Não tem que ficar sofrendo. Mas quem vai saber qual o remédio que ela pode tomar na dose e como é o obstetra dela. Então, tem que procurar o obstetra e sair medicada para melhorar essa via.

Como evitar azia na gravidez?

Existem algumas maneiras de você evitar e/ou melhorar o quadro de azia na gravidez:

  • Coma mais vezes em pequena quantidade e mantenha o estômago sempre cheio (não cheio, mas sempre com comida dentro) para evitar que aquele ácido fique sobrando e reflua.
  • Refeições leves com menos gordura e açúcar. Fermento e açúcar são uma coisa ruim para quem tem azia. Apimentados é ruim. Cítricos é ruim porque tem acidez. Então, ela pode comer carboidratos mesmo, porque é um carboidrato, uma torrada, um pão vai absorver aquele ácido e ajudar a fazer com que ele desça e ela não tenha tanto refluxo e tenha menos azia.
  • Mastigue bem a comida. Isso é muito importante. Uma comida bem mastigada, misturada bastante na saliva que tem suas enzimas que são menos ácidas, ela também vai fazer com que tenha um melhor ambiente e uma menor azia.
  • Na hora de dormir, deixe duas a três horas depois de ter comido para que não haja o risco daquela comida tá lá e tá voltando e piorar muito.
  • Eleve o dorso 15 a 20 graus com dois, três travesseiros ou uma almofada. Ela ficando inclinada, ela tem uma menor chance de ter refluxo e uma menor chance de azia acontecer.
  • Se acordar de madrugada para fazer aquele tradicional “pipi” da grávida da madrugada, coma um creme de crackers ou uma torradinha que ela faz uma pastinha e leva o ácido embora.
  • Mascar chiclete durante o dia faz com que você tenha um aumento das secreções também da boca. Isso também dá um alívio para essa azia.

Espero que essas dicas do Dr. Luiz Roberto Citron tenham sido úteis para tirar suas dúvidas. Se você tiver outras dúvidas sobre gestação, consulte o blog da Cor de Vida. Lembre-se sempre de perguntar para o seu médico antes de tomar qualquer atitude.

Fonte
Saiba mais sobre azia na gravidez! Dr. Responde #12 por CordVida