Pular para o conteúdo

Avanços na quimioterapia para o tratamento de câncer de pulmão


A quimioterapia tem um grande receio por parte dos pacientes com câncer devido ao fato de serem drogas tóxicas que podem causar muito sofrimento. No entanto, nos últimos anos, houve uma mudança na eficácia e tolerabilidade da quimioterapia no tratamento do câncer de pulmão. Hoje em dia, é possível realizar a quimioterapia sem parar, mantendo a qualidade de vida do paciente durante um ou dois anos. Além disso, poucos pacientes perdem cabelo, vomitam ou sofrem de mal-estar, já que a tolerância aumentou consideravelmente. O mais importante é que a eficiência da quimioterapia aumentou bastante.
No entanto, como oncologista, acredita-se que é necessário desenvolver outras medicações para tratar o câncer, como as chamadas “medicações inteligentes” que agem em mecanismos mais específicos. Por exemplo, drogas que são capazes de invadir e matar o tumor sem causar grandes danos ao resto do corpo.
Recentemente, foi possível identificar alguns sinais e proteínas que ficam na superfície do tumor, dando pistas de que remédio será mais eficiente em cada paciente. Com isso, pode-se adaptar o tratamento à situação do paciente, tornando-o menos tóxico e mais específico para a sua doença. Isso é conhecido como tratamento alvo.
Um exemplo disso é o medicamento gefitinib, que bloqueia um receptor de um fator de crescimento tumoral. Quando o receptor está modificado de uma forma especial, o medicamento o encaixa perfeitamente e impede o crescimento do tumor. Outra opção é o medicamento Crizotinib, que bloqueia outra mutação específica encontrada em alguns pacientes com câncer de pulmão.
Além disso, existem outras opções, como medicamentos capazes de bloquear a nutrição do tumor, impedindo que chegue comida, oxigênio e açúcar, conhecidos como antiangiogênicos.
Portanto, atualmente, existem várias opções de tratamento para o câncer de pulmão que são menos tóxicas e mais eficazes do que a quimioterapia tradicional. É possível encontrar essas opções no Brasil, em hospitais como o Hospital São José e outros.
Fonte: Evolução da quimioterapia em câncer de pulmão por Vencer o Câncer