Pular para o conteúdo

Autismo x Déficit de Atenção com Hiperatividade: Entenda as Diferenças.

Oi pessoal!

Eu vim tirar uma dúvida com vocês. Aqui no YouTube, muitas pessoas me perguntam, aqui na fanpage do Facebook, qual é a diferença entre autismo e PH (que é o déficit de atenção com hiperatividade).

Muitas vezes, as crianças com autismo também têm déficit de atenção e hiperatividade, e a gente facilmente confunde os sintomas dos dois. Porque a criança com autismo não presta atenção no que o outro fala, fica lá mexendo nas coisas dela, ignora um pouco os outros. Então isso passa a sensação de que ela não está atenta, não presta atenção no que a gente faz, no que a gente está pedindo para ela. Tem também uma hiperatividade motora, de andar de um lado para o outro, de não parar numa mesma atividade, ou uma passividade, que é não sair do lugar, não fazer coisas que a gente pede. Isso atrapalha muitas vezes na busca do tratamento, porque os pais, ao invés de entenderem como autismo, entendem como déficit de atenção e hiperatividade, e entendem que essa criança tem isso, e adiam a busca por um profissional especialista para diagnosticar.

A grande diferença é que no autismo, para ser autismo, a gente tem que ter um prejuízo. A base é a interação social. É isso que faz a gente diferenciar um déficit de atenção ou o autismo de qualquer outra síndrome, não só do transtorno de hiperatividade. Então, a base é saber a interação social desta criança ou desta pessoa. É dentro dos padrões do esperado? É dentro do que a gente espera para uma criança desta idade? Ela é feliz? Realizada? Ela consegue, independente, autônoma, fazer e cumprir as tarefas? Ela cumpriu o que a gente exige de uma criança na escola? Ela consegue, na família, ter uma interação social suficiente que a gente espera que uma criança da idade dela tenha? O isolamento ou compartilhar coisas é muito importante nas crianças, e as crianças com autismo têm um déficit, e as crianças com PH não. As crianças com déficit de atenção só têm 10% de hiperatividade, mas a socialização delas é próxima do normal. Às vezes, elas podem ter um atraso na fala também, mas um atraso importante. Lembrando que um atraso na fala com um ano de idade a gente já espera que as crianças ali tenham uma palavrinha solta, isolada para as coisas. Enquanto, com dois anos de idade, a gente já espera que elas façam frase pequena, frase de duas ou três palavrinhas juntas. Qualquer coisa diferente disso é considerado um atraso na linguagem. Claro que cada criança se desenvolve em um momento, mas sem ser próximo destes marcos do desenvolvimento desta idade. Às vezes, uma criança desatenta tem um pouco mais de atraso na linguagem, mas passou muito desse período de tempo, precisa procurar um especialista.

A base é: a criança tem a interação, tem o social, como as outras crianças, sim ou não? Então, pode ser um caso de autismo.

A única pessoa que pode identificar os dois comportamentos, os dois transtornos, são visíveis e mensuráveis e identificáveis, só por um especialista. É importante que você procure alguém dessa área, é uma psicóloga infantil, o psiquiatra infantil, o neurologista infantil, para te ajudar a discriminar e te mostrar “olha isso, não é déficit de atenção ou hiperatividade, isso é do autismo”. Pode te ajudar a esclarecer melhor essa questão, mas se você acha que tem algum atraso, algum problema, já busque logo um tratamento, um atendimento.

Fique ligado no canal que eu vou dar muitas outras dicas, e se inscreve, porque tem vídeo toda semana para vocês.

Fonte: QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUTISMO E DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE por Mayra Gaiato | Autismo e Desenvolvimento Infantil