Pular para o conteúdo

Autismo: Entenda o que é e seus sintomas, por Ana Beatriz.


Oi, oi gente! Estamos aqui novamente para mais uma edição do Mentes em Pauta com a Bia. O tema de hoje é Autismo, algo que vocês pediram insistentemente e, por isso, decidimos dividir em três partes. Na primeira parte vamos falar sobre a ideia central do autismo e suas principais alterações.
Antes de começarmos, não se esqueçam de se inscrever no canal, deixar o seu like e suas sugestões, já que fazemos esses vídeos a partir dos pedidos de vocês.
Então, vamos lá! Autismo é um transtorno global de desenvolvimento infantil de natureza neurobiológica e genética. O que isso significa é que começa a aparecer na infância e não é possível desenvolvê-lo quando adulto. Por isso, é importante compreender que se tiver histórico na família de autismo, seja de um lado ou de outro, é fundamental observar o filho e entender que existem variações na intensidade do transtorno.
Em geral, o autismo se manifesta antes dos três anos de idade e apresenta características como disfunções sociais, ou seja, comprometimentos nas interações sociais, dificuldades na comunicação verbal e não verbal, e disfunções comportamentais. É importante entender que a base do diagnóstico de autismo é a alteração na área social e nas interações sociais, o que pode ser extremamente desafiador para os pais que têm filhos com o transtorno.
De acordo com as estatísticas, estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem autismo, sendo mais comum em crianças do que AIDS, diabetes ou câncer. Há também uma predominância de meninos acometidos pelo transtorno em uma proporção de 4 para 1. Isso é interessante de se notar, já que nos transtornos de ansiedade e depressão, predominam mulheres.
Quanto mais cedo a pessoa for diagnosticada e tratada com uma equipe multidisciplinar, maiores são as chances de ter uma boa qualidade de vida, aprender a interagir e desenvolver talentos inatos, papel social e adquirir autonomia e independência no futuro.
O tratamento do autismo tem como grande objetivo habilitar a pessoa a ter independência no sentido de autocuidado, tomar suas medicações sozinho e ter ações sozinho. Esse é um grande desafio para os pais que têm filhos com autismo.
Existem diferentes manifestações do autismo. Algumas pessoas apresentam traços do transtorno, mas não chegam a ter um diagnóstico fechado. Trata-se de pessoas que, mesmo assim, já apresentam prejuízos nas interações e na interpretação social. Outras pessoas têm autismo de alto funcionamento, que apresentam um talento específico em que são extremamente bons, mas têm todos os sintomas do autismo e um atraso na fala que é característico do transtorno.
Por fim, há o autismo clássico, que é um quadro mais grave e conhecido do transtorno. Nesses casos, além das dificuldades de interação social, há um retardo mental grande, o que agrava ainda mais o processo de socialização. Essas crianças têm extrema dificuldade de comunicação e contato visual, além de movimentos estereotipados.
Nesta primeira parte sobre o autismo, falamos sobre o que é o transtorno e suas principais alterações. Nos próximos vídeos, abordaremos mais detalhadamente cada uma das áreas afetadas pelo autismo. Obrigada pela atenção e nos vemos em breve!
Fonte: O QUE É AUTISMO? | ANA BEATRIZ por Dra. Ana Beatriz Barbosa