Pular para o conteúdo

Aumento da menstruação após laqueadura: é normal?

Laqueadura e aumento do fluxo menstrual

Olá, neste vídeo do Saúde da Mulher, a doutora Laura Lúcia fala sobre um assunto tão importante e recorrente: o aumento do fluxo menstrual após a laqueadura. Muitas mulheres têm dúvidas sobre esse tema, por isso a doutora procura descomplicar o assunto e esclarecer as dúvidas.

Se a mulher usava um método contraceptivo hormonal, como a pílula anticoncepcional, o Mirena, o adesivo, os anticoncepcionais injetáveis ou o anel vaginal, é normal que o fluxo menstrual aumente após a laqueadura. Isso acontece porque esses métodos fazem crescer uma camada fina do endométrio, que é eliminada durante a menstruação. Já se a mulher não usava nenhum método contraceptivo hormonal, o aumento do fluxo menstrual não é normal.

Por que o fluxo aumenta?

Quando a mulher não usa nenhum método contraceptivo hormonal, o endométrio cresce bastante, tornando a menstruação mais abundante. Com a laqueadura, o útero contrai mais para expelir todo esse sangue, o que aumenta o fluxo e o risco de cólicas.

Caso a mulher tenha feito a laqueadura e perceba um aumento significativo do fluxo menstrual e das cólicas, é importante consultar um ginecologista para entender o motivo do aumento.

O que é a laqueadura?

A laqueadura é um procedimento cirúrgico que interrompe o trajeto da trompa uterina, impedindo que o óvulo seja fecundado pelo espermatozoide. Esse procedimento não tem relação com os hormônios, ele apenas impede a fecundação.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas sobre a relação entre a laqueadura e o aumento do fluxo menstrual. Se tiverem mais dúvidas ou sugestões de temas para abordarmos, deixem nos comentários.

  • Fonte: Saúde da Mulher
  • Código:

Fonte
É normal a menstruação aumentar depois da laqueadura? por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia