Pular para o conteúdo

Aterosclerose: O que é e como afeta o coração | Coração de Mãe Delboni

A doença arterial coronária é uma precursora do infarto agudo do miocárdio, que é causado através do acúmulo das placas de gordura nas artérias do coração. Elas começam acumulando na parede e vão progredindo, podendo causar obstrução e o infarto agudo do miocárdio. Muitas vezes silenciosa, essa progressão. O cardiologista usa de exames não invasivos para tentar a ajudar a identificar a presença dessas placas de colesterol e tratar e diminuir o risco da doença arterial coronariana desenvolver um enfarto futuro.

  • É importante fazer consultas regulares ao cardiologista, principalmente as mulheres acima de 40 anos que têm os fatores de riscos relacionados ao diabetes, hipertensão, sobrepeso, tabagistas, sedentárias que têm história na família de pai, mãe ou irmãos com infarto prévio ou revascularização a ponte de safena ou até a utilização de stent.
  • Os familiares de primeiro grau do cardiologista podem usar exames, obviamente, que é dosado perfil lipídico, que a dosagem de colesterol do colesterol ruim (LDL), colesterol bom (HDL) para ajudar nessa orientação glicemia, entre outros exames de sangue que a dosagem do açúcar do sangue e exames cardiológicos propriamente dito desde o eletro de repouso até o teste ergométrico que avalia a repercussão do coração durante o esforço podendo dar um sinal indireto da isquemia do coração.
  • A cintilografia miocárdica e a ressonância cardíaca também avaliam a isquemia do músculo do coração sem o sinal indireto dessa obstrução. À tomografia de coronária que essa sim avalia diretamente à doença arterial coronária se a gente tem presença de placa de gordura o pac calcificada nas artérias e o grau dessa obstrução.
  • O escore de cálcio também pode ser utilizado nas pacientes assintomáticos de risco intermediário para quantificar o cálcio nas artérias e predizer o risco futuro e, por último, nos casos de maior risco ou em vigência de infarto, o cateterismo.
  • É muito importante a consulta com um cardiologista para a prevenção desses fatores de risco e o controle como já disse anteriormente do diabetes da hipertensão da orientação da cessação do tabagismo a redução de peso atividade física regular como prevenção de todos esses fatores de riscos e ajudar também no controle desses fatores.

Fonte: O que é Doença Arterial Coronária (Aterosclerose)? | Coração de Mãe Delboni por Delboni Medicina Diagnóstica