Pular para o conteúdo

As doenças que podem ser transmitidas por aves de estimação

O canto que começa logo cedo, o carinho que acompanha no ombro, o beijo na boca, quer dizer no bico. Não faltam motivos para Stefany curtir seus passos. Cuidadosa, ela mantém as gaiolas sempre limpas e está de olho na saúde das aves. É importante manter tudo sempre limpo: a agenda da gaiola e dos potinhos em que a comida fica. Todo dia, sempre limpa a água e tira o cocô que fica em cima de algum lugar que eles não possam comer o próprio cocô.

Muita gente não sabe, mas no Brasil é mais comum ter aves em casa do que gatos. Depois dos cães, as aves são os animais mais frequentes nas residências. Em terceiro lugar, aparecem os gatos. Mas olha esse bichinho aqui que parece inofensivo pode ser uma ameaça à saúde dos donos. Os pássaros criados dentro de casa ou mesmo fora, em contato direto com as pessoas, podem transmitir doenças. A situação fica mais grave quando o animal está doente.

O problema mais comum é a clamidiose, causada por bactérias, que pode ser mortal para aves e, nos humanos, às vezes gera a chamada eharmonia de hipersensibilidade, uma doença pulmonar causada por uma reação do organismo à proteínas que são aspirados o material de que é feito apenas das aves sendo inalado. Cronicamente, dia após dia, ao longo de anos, acaba gerando essa inflamação pulmonar uma reação alérgica no pulmão que acaba se desenvolvendo como essa pneumonia de hipersensibilidade. No tratamento da pneumonia, não tem jeito: as aves têm que ser retiradas de casa.

Por isso, é importante prevenir. Donos de aves devem estar sempre atentos aos sintomas da doença no animal, já que os sinais são menos aparentes do que em outros pets, como cães e gatos:

  • Havia começado a dormir um pouco mais durante o dia
  • A capelinha igual a agora, capelinha toda arrepiada, parece uma bolinha e fica assim o dia inteiro
  • Fezes diferentes, mais molhadas ou mudando de cor

Essas duas calopsitas estão em observação aqui na clínica porque uma delas é fujona, aí deve contato com outras aves na rua. Precisa ficar em observação, doutora, porque é esse contato com as outras aves que é o perigo. É porque a gente não sabe as doenças que ela pode ter entrado em contato. É quando vivia quando de vida livre em doenças virais que também podem passar pra ave. A ave também pode transmitir para gente.

Fonte: Aves de estimação podem transmitir doenças por Band Jornalismo