Pular para o conteúdo

As causas de rinite, sinusite e bronquite são as mesmas?


A Rinite: Causas e Tratamento
O nosso nariz é revestido por mucosa que mantém a umidade e se mantém aquecido, além de filtrar componentes estranhos do ar, impedindo que partículas grandes e grossas como pólen e pó passe para as nossas vias respiratórias, chegando até o pulmão. Por isso, é importante cuidar da saúde do nariz e prevenir doenças como a rinite.
A rinite é uma inflamação que acontece nas mucosas nasais e pode ser classificada como uma renite alérgica, quando a inflamação das mucosas nasais é causada por alguma substância alergênica, como cheiros fortes, ácaros, pelos de animais domésticos e outros fatores. A rinite também pode ser crônica, quando ela acontece de forma repetitiva, o que ocorre porque geralmente as causas não foram eliminadas, tratando apenas os sintomas, fazendo com que a rinite se repita. Há também a rinite aguda ou infecciosa, que tem duração de sete a dez dias e muitas vezes é considerada como sendo um resfriado.
Mas quais são as causas da rinite? É importante conhecê-las e eliminá-las. A rinite infecciosa é causada por infecções por vírus, bactérias e fungos. Já a rinite alérgica, normalmente, está associada a uma reação do sistema imunológico diante de algum fator ambiental, como pó e mofo, pólen, pelos de animais, ácaros e outros. A rinite vasomotora ocorre devido a uma mudança brusca de temperatura, uso de anti-hipertensivos ou o uso constante de vasoconstritores tópicos. Já a rinite irritativa está associada à exposição a produtos químicos inalantes, fumaça de cigarro e cheiros fortes. Há também a rinite gestacional, que ocorre por causa de mudanças hormonais, e a rinite de causa não definida, a rinite mista, que combina algumas das causas mencionadas acima.
Quais são os sintomas da rinite? Entre eles estão coriza, espirros constantes e repetitivos, nariz entupido, coceira no nariz, nos olhos, no céu da boca e também na garganta, secreção e fluido claro ou então amarelado e espesso, dor facial e às vezes frontal, com sensação de peso na região, redução também do olfato, coceira nos olhos, vermelhidão local ou então lacrimejamento, fotofobia, sangramento nasal decorrente do trauma da mucosa nasal, especialmente em crianças, sensação de catarro que escorre lá por trás da garganta e prurido no ouvido, no palato e na garganta, dor de ouvido ou sensação de ouvido tampado.
Mas como tratar a rinite? De um modo geral, a rinite aguda tem cura, e o paciente se recupera naturalmente. Dentre as medidas a serem tomadas, está lavar o nariz com soro fisiológico, manter o ambiente sempre limpo, evitando acúmulo de pó e sujeira, e fazer um tratamento para equilibrar o sistema imune, que pode ser feito com própolis verde, xaropes à base de vegetais, à base de plantas e mel. Além disso, é importante eliminar as causas, manter o quarto ventilado e ensolarado, eliminar leite e derivados, eliminar o trigo ou observar se ele não está causando crises, evitar o uso excessivo de água fria, evitar o contato com animais de pelo, tapetes, carpetes, cortinas e objetos que acumulem poeira, e evitar o uso de perfumes e desodorantes sem enxágue. Evitar fumar e manter limpos os filtros do ar condicionado são outras medidas a serem tomadas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este vídeo e ajude outras pessoas a também se livrarem da rinite! Lembre-se de que prevenir é sempre melhor que remediar. E se gostou, deixe seu like, compartilhe e inscreva-se no canal!
Fonte: Rinite, sinusite e bronquite tem as mesmas causas? por Angela Xavier