Pular para o conteúdo

As 3 fases da infecção por COVID-19: conheça detalhes.

É importante entender as fases de infecção por coronavírus. Após a pessoa entrar em contato com o vírus, ele penetra nas mucosas do nariz, olhos e boca e começa a se replicar. Nesse momento, a pessoa está assintomática, podendo ser pré-sintomática por alguns dias. Depois disso, ela entra em uma fase assintomática em que a carga viral começa a diminuir, mas ainda transmite o vírus sem saber.

Em seguida, o corpo começa a desenvolver uma resposta imunológica contra o coronavírus, o que pode causar sintomas como tosse, febre, falta de ar e dor no corpo. Algumas pessoas entram em convalescença e se recuperam, mas outras podem desenvolver formas graves da doença, como a fase de tempestades de citocinas, em que o corpo fica inflamado.

Não se sabe ao certo quem é mais propenso a desenvolver formas graves, mas recomenda-se o isolamento e distanciamento social para evitar a propagação do vírus. O tratamento é sintomático, com suporte, hidratação, analgesia e nutrição. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anticoagulantes e corticoides, embora não exista um tratamento específico para o coronavírus.

É importante seguir as recomendações de saúde para prevenir e combater a COVID-19.

Fonte: COVID | As 3 fases da infecção pelo coronavírus por Dr. Felipe Ades MD PhD