Pular para o conteúdo

Artrose no joelho: é recomendado fazer caminhadas?


Caminhada e artrose no joelho: benefício ou prejuízo?

Se você já teve aquela dúvida de que tenho artrose no joelho, vou fazer caminhada, será que posso? Será que piora ou será que melhora? Vamos falar sobre caminhada e artrose no joelho. Fique ligado(a) que logo vamos voltar a esse tema.

Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre a artrose. Ela é um problema degenerativo nas articulações de sobrecarga, como tornozelo, joelho, quadril e coluna, relacionado com o impacto sobre a articulação. A artrose acontece com muita frequência no joelho, que é uma articulação de sobrecarga importante, formada por três ossos: a tíbia, a rótula e o fêmur. Saber que você tem artrose é importante para saber o que fazer nesse momento.

Para quem tem artrose, a caminhada pode ser um problema muito sério, pois além de ser doloroso, não está fazendo bem para a articulação, estando, inclusive, agredindo a situação de forma que pode levar a uma promoção dessa artrose.

Observando as articulações do joelho no Raio X, podemos ter uma melhor ideia do que está acontecendo. Para quem tem artrose no joelho, a caminhada pode ser um problema, principalmente nas ações de subir e descer escadas, porque essa ação vai gerar um maior impacto na articulação interna do joelho e é onde as regiões ocorrem com maior frequência. As orientações que vamos estar nesse vídeo são exatamente para você que tem uma artrose.

Não é interessante fazer caminhadas se você tem artrose na tíbia. Já para quem tem artrose na patela, a caminhada é liberada. Vale lembrar que a caminhada tem benefícios cardiovasculares que são reconhecidos, mas é evidente que a gente tem algumas orientações para você que quer fazer uma caminhada mesmo tendo artrose. Portanto, é importante pensar em algumas estratégias para diminuir o impacto sobre a articulação do joelho.

  • Faça um alongamento na musculatura chamado estiramento do tibial anterior;
  • Fortaleça a musculatura da perna anterior e também da panturrilha tríceps sural;
  • Use tênis com um excelente sistema de amortecimento;
  • Alinhe a postura com palmilhas posturais.

Se você não abre mão de uma caminhada, é importante seguir essas orientações para proteger a articulação com artrose no joelho. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua sugestão para nós aqui nos comentários.

Aproveite para se inscrever em nosso canal e ajudar a divulgar essas informações. Compartilhe com seus amigos e familiares!

Fonte: Quem tem artrose em joelho pode fazer caminhadas? por Márcio Brito fisio