Pular para o conteúdo

Artrose: existe tratamento para aliviar os sintomas?


Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leonardo e sou médico ortopedista, especialista em cirurgia do joelho e também médico do esporte. Hoje, vou responder uma pergunta que tanto eu como meus colegas recebemos bastante no consultório e nas redes sociais: “Existe cura para a artrose?”
Antes de responder essa pergunta, é importante entendermos o que é a artrose. Ela é uma doença degenerativa das articulações, com um componente genético e familiar muito importante. A artrose pode passar de pai para filho e é mais comum em mulheres. Os sintomas mais comuns da doença são dor progressiva na articulação e limitação nas atividades do dia a dia. Outros sinais incluem inchaço na articulação, derrame articular, bloqueios articulares, perda do arco de movimento, atrofia muscular e deformidade do joelho.
O diagnóstico da artrose é dado através do exame físico e da história do paciente. Os dois exames básicos para diagnosticar a doença são o raio-x e a ressonância magnética. O raio-x é muito importante para ver se há algum desvio de eixo e a ressonância ajuda principalmente na exclusão do menisco, aumento de líquido intra-articular e edema ósseo.
Para tratar a artrose, existem diversas opções, que vão desde nutracêuticos até procedimentos mais agressivos, como a prótese de joelho. O tratamento não cirúrgico inclui infiltração no joelho com ácido hialurônico, uso de nutracêuticos, protocolos de reabilitação, entre outros. Já o tratamento cirúrgico envolve técnicas como artroscopia e prótese de joelho.
É importante ressaltar que a prótese de joelho deve ser sempre o último recurso, já que é uma cirurgia definitiva. O paciente deve conversar bastante com o médico para entender os prós e contras da prótese antes de tomar qualquer decisão.
O algoritmo de tratamento da artrose é complexo e envolve uma equipe multidisciplinar de saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e até psicólogos. A união da equipe e o comprometimento do paciente com o tratamento são essenciais para obter bons resultados.
Respondendo à pergunta inicial, a artrose não tem cura, mas existem tratamentos eficazes para controlar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. Portanto, desconfie de qualquer pessoa que prometa curar a artrose, pois isso é charlatanismo.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre a artrose. Para mais informações, convido você a visitar meu site, onde há diversas informações sobre lesões de cartilagem e outras condropatias. Não se esqueça de se inscrever no meu canal para mais conteúdos como este.
Fonte: CURA DA ARTROSE, existe? por Dr. Adriano Leonardi