Pular para o conteúdo

Ardência bucal e mucosite: sintomas e tratamentos para gengivas sensíveis.

Hoje vamos falar sobre como cuidar das gengivas sensíveis. A primeira coisa a fazer é determinar se as suas gengivas estão sensíveis ou simplesmente doentes. Se estiverem simplesmente doentes, você terá sintomas como sangramento ao escovar os dentes e usar o fio dental. Nesse caso, você só precisa seguir as dicas que já passamos em vídeos anteriores para se livrar desse problema.

Agora, se você estiver enfrentando uma super sensibilidade conhecida como mucosite, resultado de tratamentos médicos como radioterapia e quimioterapia, por exemplo, é necessário adotar alguns cuidados extras. A mucosite é geralmente acompanhada de secura local. Para lidar com isso, uma das recomendações é utilizar substitutos salivares e hidratantes labiais.

Além disso, é fundamental manter a boca sempre muito bem higienizada, mesmo que esteja dolorida, para não criar uma situação ainda pior. Se não conseguir remover a sujeira, pode haver um acúmulo de bactérias na região, o que pode levar a uma infecção.

Para escovar os dentes, opte por escovas bem macias e gentis nas gengivas. Uma boa opção é a Escova Oral-B Suave, que oferece inúmeras cerdas para uma limpeza suave e eficaz.

Outra dica importante é a laserterapia, que pode ajudar a melhorar a secura e a sensibilidade das gengivas. Procure um profissional habilitado para realizar o tratamento.

Lembre-se sempre de cuidar da sua higiene bucal e seguir todas as recomendações da sua equipe médica para tratar da mucosite. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Fonte: Gengivas Sensíveis (Mucosite, Ardência Bucal) por Odonto Sem Mistérios