Pular para o conteúdo

Aprenda sobre os números dos plásticos e sua influência na saúde.

Vamos falar rapidamente sobre plásticos.

Esse vídeo não é exatamente uma explicação, mas vai por mim, você precisa prestar mais atenção nos plásticos que usa. Não só pelo meio-ambiente, mas porque só um pouco de informação pode ser importante pra sua própria saúde.

Sobre a questão ambiental:

Vou dizer apenas o seguinte: você não precisa ser radical, mas também não avacalha. Se você faz isso ou se ainda não tem a sua própria caneca no trabalho, fala sério, né… toma vergonha na cara, coloque o copinho extra de volta no topo da pilha e compra uma canequinha.

Identificando os plásticos:

Esses números são um padrão internacional e em geral ficam no fundo dos objetos. Se você tiver algo no qual não consegue achar um número desses, não use. Se o fabricante não se deu o trabalho mínimo de fazer algo que não custaria quase nada pra ele, você acha que ele se preocupou com a segurança dos compostos químicos que são usados? Joga fora e não compre mais nada daquela marca.

Esses números não tem a ver só com reciclagem. Eles identificam o tipo plástico usado e isso é importante pra sua saúde porque alguns podem liberar substâncias tóxicas ou que interfiram com os seus hormônios.

Os melhores plásticos:

A ideia desse vídeo é ser o mais prático possível, então decore este número: 245. Plásticos do tipo 2, 4 ou 5 são os melhores. Eles são os que menos liberam substâncias que podem ser tóxicas e são os mais estáveis em temperaturas altas.

Isso pode ser importante inclusive na diferença de tamanho entre alguns copos. Eu já vi gente enchendo os maiores com café, mas antes de fazer isso, olha o fundo porque muitos deles são feitos pra água e não resistem à temperatura do café como os pequenos. Se for transparente então, a chance de ser código 1, o famoso PET, é altíssima. O PET é relativamente seguro. É só não botar ele no calor nem reutilizar várias vezes, porque com o tempo ele libera substâncias tóxicas.

Conclusão:

Portanto, preste atenção aos plásticos que você usa e suas identificações. Opte pelos plásticos do tipo 2, 4 ou 5 e evite aqueles que não possuem identificação. Além disso, faça sua parte para o meio-ambiente e utilize copos e canecas reutilizáveis. Cuidar da sua saúde e do planeta é responsabilidade de todos!

  • Use plásticos do tipo 2, 4 ou 5;
  • Evite plásticos sem identificação;
  • Utilize copos e canecas reutilizáveis.

Fonte
Números dos Plásticos e a sua saúde: algo no qual você devia prestar mais atenção. por BRS Explica