Pular para o conteúdo

Aprenda sobre o sistema respiratório: anatomia, função e cuidados.


Olá guerreiros e guerreiras da enfermagem! Querem Nascimento aqui com mais um vídeo novo de terminologia. Hoje vamos falar da terminologia relacionada ao sistema respiratório.
Vamos começar com o termo “apneia”. Vamos lembrar que “ar” é um prefixo de negação. Apneia é ausência de movimentos respiratórios, uma parada dos movimentos respiratórios. Quando a pessoa para de respirar, quer dizer que ela fez uma apneia. Já a eupneia é o termo relacionado a respiração que é normal, uma respiração normal com valores entre 16 e 20 incursões por minuto, ou próximo a esses valores. Isso é para pacientes adultos em branco. Crianças bebês têm uma frequência respiratória diferente da do adulto.
A dispneia é uma dificuldade de respirar. A taquipneia são movimentos respiratórios acelerados, uma respiração rápida, aumento da frequência respiratória. O paciente taquipneico está respirando muito rápido.
Já a bradipneia é a redução da frequência respiratória. O indivíduo que está bradipneico está respirando com frequência respiratória mais baixa do que o normal.
A ortopneia é a dispneia que é aliviada somente quando o paciente senta ou quando eleva o tronco. Então isso é ortopneia.
A aerofagia é a deglutição normal do ar. Vai engolindo ar de forma normal e isso vai provocar o que chamamos de arrotos frequentes.
A hemoptise é a expectoração com sangue. “Anóxia” é ausência de oxigênio onde nos tecidos. Já a hipóxia é a redução de oxigênio nos tecidos e a hipoxemia é a diminuição da concentração de oxigênio na corrente sanguínea. Quando há diminuição da concentração de oxigênio nessa corrente sanguínea, você tem uma hipoxemia. A hiperóxia é excesso de oxigênio nos tecidos.
A cianose é a coloração azulada na pele, porque pela falta de oxigênio, você vê a face azulada, as mãozinhas azuladas, os lábios azulados, os dedos dos pés.
Por fim, a asfixia é a sufocação e a dificuldade da passagem de ar. É isso! Acabamos por aqui. Se você gostou, deixe uma curtida aqui. Espero que vocês tenham gostado. Um abraço e até a próxima!
Fonte: TERMINOLOGIA SISTEMA RESPIRATÓRIO por Nasc Treinamentos Enfermagem