Pular para o conteúdo

Aprenda sobre o pericárdio na anatomia do coração – Aula I

Pericárdio: o que é e quais são suas funções no coração

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou o Professor PH e na aula de hoje vamos estudar conteúdos relacionados à anatomia e fisiologia do coração. O objetivo dessa aula é fazer com que você compreenda o que é o pericárdio e quais são as funções dessa estrutura que é tão importante para o nosso coração. Vamos ver como isso funciona, então vem comigo.

Primeiramente, é muito importante que todo acadêmico ou profissional da área da saúde que está estudando ou revisando algum assunto relacionado à anatomia se pergunte ou tenha em mente a localização desse órgão. Em estudo, o coração, por exemplo, é o órgão que se encontra em uma região do nosso corpo conhecido como mediastino. Para ser mais específico, o coração se encontra atrás do osso esterno, que é exatamente aquele osso que nós utilizamos para fazer a massagem cardíaca. Vale destacar que o sistema é dividido em três partes: a parte superior cranial é conhecida como manúbrio, a parte intermediária é conhecida como corpo e a parte caudal, ou inferior do esterno, é denominada de processo xifóide. A massagem cardíaca é realizada sobre o corpo do esterno. Por que? Porque o coração se encontra abaixo dele. Então, quando você começa o processo de reanimação, você comprime o osso esterno, a parte do corpo do osso, e você comprime o coração consequentemente.

Além disso, o nosso coração se encontra entre o pulmão direito, que possui três lobos, e o pulmão esquerdo, que possui dois lobos. E o ápice do nosso coração é voltado para o lado esquerdo do peito. Muitas pessoas, principalmente enquanto crianças, tendem a pensar que o coração se encontra alojado do lado esquerdo do peito e até nos questionam, mas eu consigo sentir o coração aqui. O que você sente na verdade é a contração do ápice do coração. Embora ele se encontre no plano sagital medial, ou seja, no mediastino, o ápice do coração ele se encaixa em uma região conhecida como incisura cardíaca. Então o que você sente aqui, entre o 6º e o 8º espaço intercostal, é a contração e o relaxamento desse apêndice.

Além disso, ele se encontra acima do diafragma e a gente sabe que o diafragma é o principal músculo responsável pela respiração espontânea.

Então, só para a gente reforçar essa ideia, o coração é um órgão que se encontra atrás do osso esterno, entre o pulmão direito ou o esquerdo, logo acima do diafragma. E ele é considerado uma bomba. Se você pegar um livro de fisiologia, muito conhecido, você vai observar que existe um capítulo nele que reforça que o coração, de fato, é uma bomba. Por que ele é considerado uma bomba? Simplesmente porque ele bombeia sangue arterial para os tecidos, que é sangue rico em oxigênio, para que esses tecidos, que são formados por células, sejam oxigenados e mantenham o seu metabolismo, seu funcionamento ideal. Agora, pensem comigo: uma vez que o sangue que o coração bombeia é arterial para os tecidos, os tecidos são oxigenados. Ao serem oxigenados, esse sangue não é mais arterial, porque ele perdeu o oxigênio para os tecidos. Ele se torna o sangue venoso, um sangue pobre em oxigênio. Esse sangue pobre em oxigênio é bombeado para os pulmões novamente, ocorre a troca gasosa e ele se torna novamente um sangue arterial rico em oxigênio.

Ele bombeia nutrientes por meio da corrente sanguínea para nutrição celular. Então, ele bombeia oxigênio, ele bombeia nutrientes para oxigenação e nutrição das células para que as células mantenham seu funcionamento celular.

O nosso coração possui uma membrana que o reveste. Essa membrana é conhecida como pericárdio e é exatamente sobre essas membranas que a gente vai discutir aqui agora e eu espero que vocês se atentem para alguns detalhes.

Vamos fazer um cortezinho aqui, dar um zoom. Temos aqui a parede do coração juntamente com as membranas, o chamado pericárdio. A parte mais externa aqui do nosso coração é formada por tecido conjuntivo. Esse tecido conjuntivo dará origem ao chamado pericárdio fibroso. Abaixo do tecido conjuntivo, ou seja, a parte do pericárdio fibroso, nós temos o chamado pericárdio parietal. Vejam que o pericárdio parietal não se encontra aderido ao músculo do coração, ao miocárdio, que é essa porção mais extensa que vamos dizer assim.

Aderido ao miocárdio, nós temos o chamado pericárdio visceral, também conhecido como epicárdio. Vejam que o pericárdio visceral se encontra aderido ao miocárdio, ao músculo cardíaco. A junção do pericárdio parietal mais o pericárdio visceral da origem ao que a gente chama de pericárdio seroso. E se você observou, entre o pericárdio parietal e o pericárdio visceral, existe uma cavidade. Essa cavidade é chamada de cavidade pericárdica e é dentro dela que encontramos o líquido pericárdico. O líquido inter-pericárdico nada mais é do que interagem entre pericárdio.

Quando o coração contrai, processo chamado de sístole, e relaxa, processo chamado de diástole, o pericárdio parietal desliza sobre o visceral. Isso reduz o atrito do coração com a caixa torácica. Então, são três principais funções: sustentação, proteção e redução do atrito do coração com a caixa torácica.

Resumindo: o pericárdio é uma membrana que reveste o coração com mais de uma camada. Ele protege o coração, dá sustentação e reduz atrito durante os batimentos cardíacos.

Espero que tenham gostado da aula de hoje. Se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos. Obrigado e até a próxima!

Fonte: Anatomia do coração: Pericárdio – Aula I por Faculdade da Polícia Militar – FPM Oficial