Pular para o conteúdo

Aprenda sobre a dor da cólica renal e suas causas.

Cálculo Renal: Entenda como a pedra se forma e quais são os sintomas

O diâmetro do ureter (o canal que liga o rim à bexiga) é de mais ou menos uma caneta-tá, e normalmente ele fica fechadinho, abrindo apenas para a passagem da urina. Cálculos com mais de 3 milímetros já têm uma chance de enroscar no meio do caminho, e muita gente fala que o paciente está com dor porque a pedra está descendo. Na verdade, o paciente está com dor porque a pedra já desceu e obstruiu o ureter.

O mecanismo disso é que, quando a pedra desce pelo canal junto com a urina, o paciente não percebe. Há vários pacientes que eliminam cálculos a vida inteira sem nunca ter uma crise de dor. Quando a pedra para no meio do caminho, há três lugares principais na parte mais perto do rim onde ela pode parar. A segunda é no meio do ureter, onde passa por cima de alguns vasos, e um pouco mais fechadinho e próximo da bexiga é onde a maioria das pedras para.

Quando a pedra já está quase na reta final, a cerca de um centímetro da bexiga, quando ela para, o rim já faz algumas contrações para proporcionar essa urina para baixo, e a urina está descendo quando de repente para todo o fluxo, o rim começa a encher e faz contrações para tentar expulsar a pedra, e por um mecanismo de vai e volta, a onda de força desce para a pedra e volta, distendendo o ureter.

Essa distensão que é o causador da dor do paciente com cólica renal, exatamente a extensão da cápsula do rim que acontece nesse movimento da volta da obstrução. O primeiro remédio que costuma ser dado para cólica renal são os espasmos moduladores, que basicamente diminuem a contração. Quando não há melhora, os médicos costumam prosseguir com um anti-inflamatório.

Se o paciente não melhora, é hora de ir para o pronto-socorro. O kit básico do paciente que entra com dor é a primeira coisa analgesia, para tirar o paciente da dor, e quando não funciona, morfina. Em seguida, é coletada a urina para diferenciar de infecção urinária e ter certeza de que o paciente só tem um cálculo.

Fonte: Cólica renal: Porque dói tanto? por Dr. Danilo Galante Moreno