Pular para o conteúdo

Apneia do sono e ronco: os riscos para a saúde


A apnéia do sono – paradas respiratórias
Mais uma vez, eu venho orientar vocês sobre essa situação que pode ser muito grave. A doença que se chama apnéia do sono é uma doença que leva a pausas respiratórias durante o sono. A pessoa está dormindo e ela para de respirar. Muitas vezes essas pausas são muito prolongadas, 20, 30, 40 e 50 segundos e às vezes se repetem 10, 20, 30, 50 vezes por hora, chegando a números muito significativos que interferem na qualidade de vida.
A pessoa ronca geralmente. Geralmente ela acorda com uma sensação iminente de morte. Quem já passou por isso se assusta com a situação, porque a pessoa está parada e não está respirando. Muitas vezes a pessoa acorda com dor de cabeça, cansada, mais cansada do que quando foi dormir, sonolência de dia, dificuldades de concentração e memória fica muito ruim. A pessoa é aquela pessoa tida como preguiçosa, cansada o tempo todo. Não adianta dormir três dias seguidos, quando acorda está sempre cansada.
Essa doença acontece porque existe um colapso na região do final da língua aqui é o palato, aquela região da campainha que a gente chama de uva. Existe então o colapso nessa região que tampa e a pessoa para de respirar durante esta pausa respiratória, podem ocorrer complicações inclusive cardiológicas.
Eu trouxe esse caso hoje para vocês. Olha só esse gráfico, eu vou explicar. Não é difícil entender. Aqui uma linha que mostra a respiração, a pessoa parou de respirar. Aqui ela parou e ali respirou. Parou de respirar. Olha o que aconteceu com o coração, teve uma pausa. Ela respirou, parou de respirar. Olha o que aconteceu com o coração, outra pausa. Aí ela respirou, parou de respirar de novo e aqui teve outra alteração de ritmo cardíaco.
Vejam como é nítido no final da parada respiratória uma alteração do ritmo cardíaco. Por isso, eu quero orientar vocês. Quem ronca todos os dias, quem acorda cansado, quem vai dormir e no dia seguinte parece que está mais cansado ainda, mais quebrado do que quando foi dormir, pode ser a apnéia do sono. Procure um médico otorrinolaringologista para te ajudar.
Fonte: Apneia do sono e ronco podem ser muito graves por Dr. Jamal Azzam

Marcações: