Pular para o conteúdo

Ansiedade e vontade frequente de urinar: o que pode ser?


Olá queridos amigos, antes de mais nada, gostaria de agradecer a cada um de vocês que têm compartilhado os vídeos deste canal e me ajudado a tirar dúvidas de muita gente angustiada sobre seus sintomas. Tenho recebido comentários e mensagens de pessoas que dizem que receberam meu vídeo compartilhado no WhatsApp e que isso as ajudou muito. isso me deixa muito feliz e quero agradecer a vocês por isso, porque é vocês que assistem e fazem parte desse canal, dessa grande comunidade de saúde mental que tem sido meu parceiro na expansão desse conteúdo, nesse tirar dúvidas e nesse esclarecimento sobre aquilo que se sente. Isso acalma as mentes, e a gente sabe que conhecer e entender tem uma função enorme, uma função enorme terapêutica, e não é só uma questão de tomar um remédio ou de fazer a prática mais, mas sim de compreender. Muito obrigada por isso.
Se esta é sua primeira vez aqui neste canal, convido você a se inscrever, ativar o sininho e quero dizer: seja muito bem-vindo(a). Mas vamos começar o vídeo de hoje falando de uma dúvida que não é mais uma dúvida de vocês que sempre me mandam relacionado a aumento da frequência urinária e ansiedade.
A ansiedade aumenta a vontade de fazer xixi. Me dá vontade de ir ao banheiro mais vezes porque estou mais ansiosa. É isso que está fazendo com que eu vá tanto ao banheiro. Será que a ansiedade é a causa disso? E por que quando me sinto mais ansiosa, nervosa ou mais ansiosa em uma situação de trabalho ou em casa, me dá mais vontade de ir ao banheiro?
Bom, a primeira coisa que a gente precisa entender é que o nosso sistema nervoso central é enorme, é amplo e envolve o corpo inteiro. A gente tem cérebro, tem medula e tem as estruturas nervosas enervando cada víscera, e a bexiga é uma delas. Claro que o sistema nervoso central se divide, e o sistema nervoso periférico também, mas não é a função aqui explicar todas as partes. O que a gente precisa entender é que aquilo que a gente sente interfere em todo nosso corpo e na vontade de fazer xixi também não é diferente.
No estado de nervoso, em uma situação de stress agudo, uma situação que te assusta, que te preocupa repentinamente, e você tem vontade de ir ao banheiro, isso acontece porque na hora que essa ativação ocorre, que esse susto, esse nervoso acontece, há uma ativação cerebral, um aumento da quantidade de noradrenalina no corpo, e isso vai interferir nas nossas funções de contração e relaxamento.
Eu falei para vocês que a gente tem cérebro e medula, né? Quando você tem cérebro, tem a visão, a notícia, o conhecimento sobre aquilo que é assustador, sobre aquilo que é temeroso, e toda essa informação também percorre para bexiga. A bexiga tem músculo liso e também tem uma musculatura que pode-se contrair quando ativada.
Quando você tem uma descarga de noradrenalina em uma situação de preocupação, a bexiga está lá, relaxada no normal. Ela tá relaxada recebendo ali a urina que vem. Dura até nesse relaxamento, o esfíncter, a parte de baixo da bexiga, fica contraído para que o xixi da bexiga não saia. Em uma situação de nervoso, quando se sente relaxar, você tem vontade de fazer xixi, por isso até a expressão “xixi nas calças”, né? Quando alguém fica muito nervoso, muito nervosa.
No entanto, estou falando aí de uma situação aguda, de um susto, de uma situação rápida de susto de notícia complicada, mas também pode acontecer com pessoas que estão constantemente nervosas, constantemente tensas. Essa ativação do sistema nervoso central também pode ser responsável por esse aumento da frequência urinária. E aí, a pessoa não faz xixi só de quatro a seis vezes por dia, sendo que seria o normal em 24 horas de uma pessoa. Ela faz muito mais e não necessariamente ela faz uma bexiga plenamente cheia toda vez.
Existem já alguns estudos falando sobre o aumento da produção de urina em pacientes mais ansiosos e, portanto, isso também é uma explicação sobre o aumento da frequência. Mas isso ainda não é totalmente confirmado. A gente sabe que a interferência é muito mais da hiperativação do sistema nervoso nesse tipo de situação, e aí a pessoa sempre fica preocupada, né? Se ela está vivendo algum outro problema e ela pesquisa e ela encontra “bexiga hiperativa”, vai lá no Google e ela acha “bexiga hiperativa” e ela acredita que esse é o diagnóstico dela.
Bom, eu preciso falar sobre isso porque eu sei que pessoas muito ansiosas tendem a procurar a explicação, encontram alguns diagnósticos na internet. “Bexiga hiperativa” pode sim estar relacionada à ansiedade. Existem algumas pesquisas em que mais de 65% dos pacientes do estudo têm quadros de ansiedade ou mesmo quadros depressivos quando possuem o diagnóstico de bexiga hiperativa.
Mas a gente não pode reduzir a bexiga hiperativa obviamente a quadro de ansiedade, mesmo sabendo que tem relação. Porque existem outras coisas a serem pesquisadas em um quadro desses, como o urologista, que faz esse estudo e faz os exames corretos para descobrir exatamente o que é.
Então, a gente pode dizer que bexiga hiperativa está relacionada a ansiedade, sim, mas não pode dizer que toda bexiga hiperativa é por causa de ansiedade. São cuidados que você tem que ter para não se reduzir tudo. O lance é como eu digo, a gente tem o costume de colocar a “n” em tudo no balde da ansiedade, mas não é bem assim, porque a gente pode escapar aí um diagnóstico importante e que precisa ser diagnosticado. Existem infecções urinárias, outras causas neurológicas, inclusive, que podem fazer com que a pessoa tenha uma frequência urinária aumentada.
Mas se você tem um quadro de ansiedade, já pesquisou sobre isso e sempre percebe que aumenta a vontade quando está mais ansioso, não fique tenso, não fique preocupado, porque está acontecendo. Já que você sabe que esse é o motivo, e tratando o quadro, essa frequência urinária causada pela ansiedade tende a diminuir e voltar a ser aquilo que é normal.
Mas em quadros agudos, essa reação naturalmente com qualquer pessoa e isso não é um problema.
Espero que este vídeo tenha ajudado a tirar sua dúvida sobre se a ansiedade causa aumento da frequência urinária. Essa resposta é sim. E se você quiser ajudar essa comunidade a crescer juntamente com os outros que já compartilham esse vídeo, convido você a curtir e compartilhar. Se ainda não está inscrito, clique no botão vermelho e ative o sino das notificações. Aguardo você em nosso próximo vídeo. Até lá.
Fonte: Ansiedade e vontade de urinar | Dra Anna Luyza Aguiar por Dra Anna Luyza Aguiar