Pular para o conteúdo

Angina de Ludwing: Emergência Odontológica – Resumos de Odonto.

Angina de Lourdes: causas, sintomas e tratamento

No vídeo do canal Resumo de Odonto, vamos falar sobre a angina de Lourdes, uma infecção grave que atinge a cavidade oral. Essa patologia é causada por uma infecção e vamos abordar suas principais causas, sintomas e tratamento. Antes de começar, não esqueça de se inscrever no canal e deixar o seu like.

É importante ressaltar que esse vídeo tem caráter educacional e, caso você esteja sentindo alguns dos sintomas apresentados, procure um profissional.

A angina de Lourdes é mais comum em pessoas que possuem fatores de risco, como portadores de doenças sistêmicas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, problemas renais, doenças que diminuem a imunidade, uso de medicamentos imunossupressores, presença de piercings na cavidade oral, anemia aplástica ou neoplasias na cavidade oral.

Essa infecção pode ocorrer após alterações na boca, como cáries que não foram tratadas, gerando um abscesso periapical que pode evoluir para a angina de Lourdes. Essa lesão é grave e pode ter uma evolução rápida, por isso é importante que o paciente seja tratado com urgência por um cirurgião buco-maxilo-facial, em âmbito hospitalar.

A angina de Lourdes geralmente acomete bilateralmente os espaços perimandibulares, como o espaço submandibular e sublingual, além do espaço submentoniano. Ela é causada por diversos micro-organismos, como Streptococcus viridans, Staphylococcus aureus e a bactéria Proteus mirabilis.

Entre os sintomas mais comuns estão aumento de produção de saliva, febre alta, perda de peso, inchaço e vermelhidão na região da infecção, dificuldade para abrir a boca e engolir, entre outros.

O tratamento deve ser feito de forma imediata para evitar complicações, como insuficiência respiratória e sepse. Além disso, é importante fazer exames complementares, como tomografia computadorizada e hemograma para o diagnóstico da doença, que consiste em antibióticoterapia e internação para drenagem do abcesso e extração dos elementos dentários envolvidos.

O pós-cirúrgico é muito importante com acompanhamento diário e medicação antimicrobiana para evitar possíveis complicações. A angina de Lourdes é uma doença grave que pode levar à morte se não for tratada com urgência.

Fonte: Angina de Ludwing – Urgências na Odontologia | Resumos de Odonto por Resumos de odonto